Olho Clínico

EP.18 ANESTESIOLOGIA - Delirium e Distúrbios Neurocognitivos no Perioperatório

November 06, 2022 MSD Season 1 Episode 154
Olho Clínico
EP.18 ANESTESIOLOGIA - Delirium e Distúrbios Neurocognitivos no Perioperatório
Show Notes

Após um procedimento cirúrgico e anestesia, as perturbações neurocognitivas são das complicações mais comuns no doente idoso. A idade, a presença de défice cognitivo ligeiro, demência e/ou fragilidade (frailty) são fatores de risco que aumentam o risco da ocorrência de complicações neurocognitivas. Complicações essas que estão associadas a aumento do tempo de internamento hospitalar, dos custos a ele associados e a piores outcomes, como por exemplo, o declínio cognitivo, funcional e mortalidade. No primeiro de dois episódios dedicados ao Delirium e Distúrbios Neurocognitivos no Perioperatório, serão abordados os principais os distúrbios neurocognitivos pós-operatórios, bem como as complicações a eles associadas e sua prevenção.

Professor Doutor Albino Oliveira Maia
Licenciado e doutorado em Medicina, mestre em Saúde Pública, com formação académica na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Universidade de Duke e Universidade de Harvard. Realizou o seu internato em Psiquiatria no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. É professor de Psiquiatria e Neurociências na NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa, e Diretor da Unidade de Neuropsiquiatria dos Centros Clínico e de Investigação da Fundação Champalimaud.
 
 Doutora Maria João Susano

Médica Anestesiologista e investigadora na Fundação Champalimaud em Lisboa. Estudou Medicina na Universidade em Coimbra e é Doutorada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. . Realizou o seu internato de Anestesiologia no Centro Hospitalar Universitário do Porto, onde desde cedo se dedicou a estudar o delirium pós-operatório, complementando a sua formação em investigação clínica no Brigham and Women´s Hospital em Boston, Estados Unidos da América.

Olho Clínico é um Podcast da MSD de atualização científica, direcionado exclusivamente a Profissionais de Saúde. O conteúdo do mesmo não tem por objetivo induzir qualquer alteração de comportamento na prescrição ou toma de medicamentos. PT-NON-02000.11/2022