Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente

EP 64 | POLÍTICA I Grã-Bretanha: o todo tem mais partes que se lhe diga

June 24, 2022 Fundação Francisco Manuel dos Santos Episode 64
Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente
EP 64 | POLÍTICA I Grã-Bretanha: o todo tem mais partes que se lhe diga
Show Notes

De quantos povos se fez o ADN inglês? O que foi preciso para juntar outros tantos e unir um Reino? Será que a sua Rainha tomou uma ‘poção mágica’ para resistir a tantos momentos da História? Agora que o Brexit completa 6 anos, Raquel Vaz-Pinto e Pedro Vieira juntam-se ao microfone para explicar a variedade do ‘sangue inglês’ (uma verdadeira mélange), contar a forma como se formou este Reino e de como se manteve Unido ao longo dos tempos. Pelo caminho, a nossa dupla aproveita para falar dos seus britânicos favoritos e do seu odiozinho inglês, de estimação.

REFERÊNCIAS E LINKS ÚTEIS

Asterix entre os Bretões, R.Goscinny, A.Uderzo

The Landmark, Julius Caesar

Agricola and Germany, Tacitus

Winners and how they succeeded, Alastair Campbell

Shakespeare, The World as Stage, Bill Bryson

The shortest history of England, James Hawes

A short history of England, Simon Jenkins

Black Adder

https://www.imdb.com/title/tt0084988/

BIOS 

RAQUEL VAZ-PINTO
 É investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) da Universidade Nova de Lisboa e Prof. Auxiliar Convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da mesma Universidade, onde lecciona a disciplina de estudos asiáticos.
 Foi presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política de 2012 a 2016. Autora de vários artigos e livros entre os quais A Grande Muralha e o Legado de Tiananmen, a China e os Direitos Humanos editado pela Tinta-da-China e Os Portugueses e o Mundo editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
 Os seus interesses de investigação são Política Externa e Estratégia Chinesa; os EUA e o Indo- Pacífico; a Europa e o Mundo; e Liderança e Estratégia.
 É comentadora residente da rádio TSF. É membro da Comissão Científica do Fórum Futuro e consultora da Administração da Fundação Calouste Gulbenkian. 

PEDRO VIEIRA 

Pedro Vieira nasceu em Lisboa, em 1975. Licenciado pela Escola Superior de Comunicação Social, trabalhou no Canal Q das Produções Fictícias e é, actualmente, guionista e pivô do programa O Último Apaga a Luz da RTP3.
 É responsável pela Comunicação do Cinema São Jorge e foi consultor de Comunicação na Booktailors.
 Trabalha como ilustrador freelancer e escreve livros como se não houvesse amanhã.