Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente

EP 81 | CIÊNCIA | Vemos realmente a cores?

October 21, 2022 Fundação Francisco Manuel dos Santos
Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente
EP 81 | CIÊNCIA | Vemos realmente a cores?
Show Notes

Sabia que a cor não existe na realidade? Que tudo se trata de luz e da forma como ela incide nos objetos? Que a visão da cor depende do número de cones (células do olho) de que dispomos? E que é pela associação das cores percebidas por esses cones que o nosso cérebro constrói uma gama maior ou menor?

Assim é. Paulo Gama Mota e Inês Lopes Gonçalves partem da experiência do ‘The Dress’ (se, na altura, não viu este ‘fenómeno’ nas redes sociais, experimente agora nas referências deste episódio) até ao mundo da explicação da cor. Saiba por que razão os pássaros conseguem ver ultravioletas e nós não, desmistifique a ideia de que o seu cão vê a preto e branco, e conheça o recordista da visão a cores: um camarão, também ele colorido, que dispõe de 12 cones podendo, por isso, associar nada mais, nada menos do que 12 cores em simultâneo. Venha ouvir, ‘ao vivo e a cores’.

 

REFERÊNCIAS E LINKS ÚTEIS:

The Dress:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_dress

Mota, P. G. – (2021) As cores, cá fora e lá dentro. Sigila. 47: 47-56.

Lotto, Beau – Deviate. The science of seeing differently.

https://www.fnac.pt/Deviate-The-Creative-Power-of-Transforming-Your-Perception-Beau-Lotto/a1612308?gclid=CjwKCAjwyaWZBhBGEiwACslQo6cigsukL8ltibBXw33nCPHN5lBvCRY_e6DPiRsADyoEVB-JW9x-txoCcjEQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds&origin=google_pla_livro

Uma descrição simples:

https://ed.ted.com/lessons/how-we-see-color-colm-kelleher

Nos animais:

https://askabiologist.asu.edu/colors-animals-see

Peter Godfrey-Smith. Em ‘Outras mentes’, o autor discute (capítulo 5), o facto de os polvos não terem qualquer visão de cores e conseguirem ao mesmo tempo desenvolver mimetismo cromático com mudanças de cor da sua pele. Um mistério por resolver.

https://www.wook.pt/autor/peter-godfrey-smith/131091

Para uma leitura aprofundada sobre visão animal:

Land & Nilsson. 2012. Animal eyes. Oxford U.P. 2nd Ed.

Constância da cor – Uma excelente TED talk de Beau Lotto.

https://www.ted.com/talks/beau_lotto_optical_illusions_show_how_we_see


 

BIOS

INÊS LOPES GONÇALVES

 

Inês Lopes Gonçalves é uma pessoa, função que acumula com as de radialista, locutora e apresentadora de televisão. Na rádio é atualmente uma d'As Três da Manhã da Rádio Renascença, na televisão é a anfitriã do talk show Traz Pr'á Frente, na RTP e RTP Memória.

Fez rádio na Antena 3, foi apresentadora do 5 Para a Meia Noite na RTP e desde 2017 que é uma das caras do Festival da Canção. O seu percurso começou na informação como jornalista na Rádio Renascença, passou pela Sport Tv, Canal Q, e colaborou com as revistas Time Out, Sábado e semanário Expresso. 

 

PAULO GAMA MOTA

Paulo Gama Mota é biólogo, doutorado pela Universidade de Coimbra, Professor Associado do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC e investigador do CIBIO. Investiga o comportamento animal e a compreensão das suas causas evolutivas, incluindo a comunicação animal e seleção sexual. É docente em áreas relacionadas com a evolução e a evolução do comportamento. Mantém um grande interesse pela comunicação de ciência, tendo sido Diretor de vários museus e responsável pelo projeto e Diretor do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (2006-2015). Comissariou v