Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente

EP 139 | SOCIEDADE - Jovens: é possível sonhar com o trabalho ideal?

December 01, 2023 Fundação Francisco Manuel dos Santos Episode 139
Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente
EP 139 | SOCIEDADE - Jovens: é possível sonhar com o trabalho ideal?
Show Notes

Na geração dos avós dos jovens de hoje, tirar um curso era só para alguns; um curso superior era uma garantia de trabalho; o trabalho era (o mesmo) para toda a vida.

Os tempos mudaram, fazendo com que muitas destas coisas sejam hoje vividas de outra forma. É verdade que tirar um curso superior se democratizou e que os jovens têm mais liberdade para escolher aquilo em que querem trabalhar, mas… será isso sinómino de estabilidade ou segurança, e que podem sonhar com o trabalho ideal? Ou será que, como tanta gente apregoa, fazem parte de «uma geração de descontentes, mimados, que não sabem o que querem»? 

O investigador Vítor Sérgio Ferreira vai contar todos os desafios que se colocam aos jovens de hoje ao entrar no mercado de trabalho: a volatilidade, os estágios eternos, a necessidade de atualização permanente, a precariedade cujo termo foi «suavizado» com a palavra «flexibilidade» , assim como tantos outros. Ser jovem é um desafio, mas ainda há espaço para se poder sonhar. 


REFERÊNCIAS E LINKS ÚTEIS
Jovens e gerações em tempos de crise
Observatório da Emigração
Imagens e políticas de juventude na viragem neoliberal
A pedagogização de novas profissões de sonho
 Ser Dj não é só soltar o play
Das Belas Artes às artes de tatuar
Os Jovens em Portugal, hoje
Margarida Gaspar de Matos, Saúde Psicológica e Bem-estar 
Renato Miguel do Carmo, Ana Rita Matias, Retratos da Precariedade

BIOS
 ANA MARKL 
Nasceu em Lisboa, em 1979, com uma total inaptidão para tomar decisões, pelo que se foi deixando levar pelas letras; licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas porque gostava de ler e escrever, mas acabou por se formar em Jornalismo pelo CENJOR. Começou por trabalhar no jornal Blitz para pôr a render a sua melomania, mas extravasou a música e acabou por escrever sobre cultura e sociedade para publicações tão díspares como a Time Out, o Expresso ou mesmo a Playboy. Manteve o pé na imprensa, mas um dia atreveu-se a fazer televisão. Ajudou a fundar o Canal Q em 2010, onde foi guionista e apresentadora. Finalmente trocou a televisão pela rádio, um velho amor que ainda não consumara. Trabalha desde 2015 na Antena 3 como locutora e autora. 

 VÍTOR SÉRGIO FERREIRA 
É doutorado em Sociologia, com especialidade de Sociologia da Educação, Cultura e Comunicação, pelo ISCTE-IUL, Portugal (2006).  
Atualmente, é investigador principal no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É coordenador do grupo de pesquisa LIFE – Percursos de Vida, Desigualdades e Solidariedades, e vice-coordenador do Observatório Permanente da Juventude.