Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente

EP 157 | CIÊNCIA: o cérebro sobrevivente

April 05, 2024 Fundação Francisco Manuel dos Santos Episode 157
Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente
EP 157 | CIÊNCIA: o cérebro sobrevivente
Show Notes

Como funciona o cérebro em modo de sobrevivência? Como é que o stress pode ser positivo e crucial na nossa adaptação a situações de ameaça e limite?

Partindo do caso verídico do desastre aéreo na Cordilheira dos Andes, que deixou 16 sobreviventes, durante 72 dias, a tentar resistir ao frio extremo e à fome, Rui Maria Pêgo desafia a neurocientista Luísa Lopes a explicar como o cérebro responde a situações limite.

A especialista vai falar de stress, uma das formas extremamente úteis que o cérebro encontrou para nos ajudar a lidar com este mundo, regra geral, caótico. Vai explicar que estruturas que entram em ação quando nos sentimos em perigo (real ou imaginário). E de como o stress e o trauma são aspetos diferentes da sobrevivência.

Prepare-se para um episódio verdadeiramente revelador.

REFERÊNCIAS ÚTEIS

Livros
«O Erro de Descartes», de António Damásio
«O corpo não esquece», de Bessel an der Kolk
Filme
«A sociedade da Neve», de J. A. Bayona

BIOS

RUI MARIA PÊGO
Tem 35 anos, 16 deles passados entre a rádio, o teatro e a televisão.
Licenciado em História pela Universidade Nova de Lisboa, e mestre em Fine Arts in Professional Acting pela Bristol Old Vic Theatre School.

LUÍSA LOPES
Neurocientista, coordenadora de um grupo de investigação no Instituto de Medicina Molecular e professora convidada de Neurociências na Faculdade de Medicina de Lisboa. É licenciada em Bioquímica e doutorada em Neurociências.