Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente

EP 212 | POLÍTICA: A cultura toma sempre partido?

Fundação Francisco Manuel dos Santos Episode 212

Quando uma canção da Eurovisão se torna senha de uma revolução, percebemos que a fronteira entre cultura e política é mais porosa do que imaginamos. Neste episódio, Manuel Cardoso e o politólogo João Pereira Coutinho exploram esta relação complexa com uma dose generosa de humor e perspicácia.

Será possível criar arte apolítica? Existirá uma cultura «de direita» e outra «de esquerda»? E qual o papel do Estado – mecenas, curador ou censor?

Da alta cultura aos memes, do cinema de Hollywood aos blogs dos anos 2000, a conversa navega pela forma como a cultura molda – e é moldada por – ideias políticas.

Descubra por que razão os vilões do cinema já não são chineses ou como as artes, que influenciaram a Revolução Francesa e os nacionalismos, são hoje condicionadas pelas redes sociais. 

Um episódio que promete fazer pensar.

REFERÊNCIAS E LINKS ÚTEIS

BERARDINELLI, Alfonso, «Direita e Esquerda na Literatura» (2021, Âyiné)

CARVALHO, Mário de, «Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto» (1995, Caminho)

DOUTHAT, Ross, «The Decadent Society: How We Became a Victim of Our Own Success» (2020, Simon & Schuster)

KANG, Han, «A Vegetariana» (2017, Dom Quixote)

LAMPEDUSA, Giuseppe Tomasi di, «O Leopardo» (2007, Dom Quixote)

MIŁOSZ, Czesław, «A Mente Aprisionada» (2018, Cavalo de Ferro)

ORWELL, George, «1984» (2021, Antígona)

PERL, Jed, «Authority and Freedom: A Defense of the Arts» (2022, Knopf)

STEINER, George, «No Castelo do Barba Azul: Algumas Notas para a Redefinição da Cultura» (1992, Relógio D'Água)

WILDE, Oscar, «A Intransigente Defesa da Arte» (2022, Guerra & Paz)

BIOS
MANUEL CARDOSO
É humorista e um dos autores do programa de sátira política «Isto É Gozar Com Quem Trabalha», da SIC. Faz parte do podcast «Falsos Lentos», um formato semanal de humor sobre futebol. É o autor da rubrica radiofónica diária «Bem-vindo a mais um episódio de», nas manhãs da Rádio Comercial. Contribui semanalmente para o Expresso, desde 2023, com uma crónica semanal.

JOÃO PEREIRA COUTINHO
Professor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, onde se doutorou em Ciência Política e Relações Internacionais. É autor dos livros «Conservadorismo» e «Edmund Burke – A Virtude da Consistência». Ao longo de 25 anos tem assinado artigos na imprensa nacional e é colunista do diário brasileiro «Folha de S. Paulo», o maior jornal da América Latina.