Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente

EP 240 | POLÍTICA: O que torna uma sociedade justa?

Fundação Francisco Manuel dos Santos Episode 240

Será a justiça a maior virtude das instituições políticas? João Pereira Coutinho e Manuel Cardoso analisam à lupa várias conceções de justiça, defendidas por diferentes autores, e refletem sobre o papel da política na construção de uma sociedade justa.

A justiça é um produto do poder soberano, como defendeu Thomas Hobbes, ou um princípio anterior ao Estado, como acreditava John Locke? Platão, que dedicou ao tema «A República», considerava a democracia um sistema político injusto, à luz da sua teoria da alma.

A propósito da eterna tensão entre liberdade e igualdade, a dupla chega até ao séc. XX e à proposta de 'justiça como equidade', de John Rawls.

Debate-se ainda a meritocracia, pela lente de Michael Sandel, bem como o papel da sorte e das contingências da vida no valor da conduta humana, de acordo com Martha Nussbaum.

Para terminar, uma pergunta: será que deixamos um mundo justo às gerações futuras?

Um episódio [IN]Pertinente, a não perder.


REFERÊNCIAS ÚTEIS

BIGGAR, Nigel, «Reparations: Slavery and the Tyranny of Imaginary Guilt» (Forum)

HOBBES, «Leviatã» (BookBuilders)

LOCKE, «Dois Tratados do Governo Civil» (Ed. 70)

NOZICK, Robert, «Anarquia, Estado e Utopia» (Ed. 70)

NUSSBAUM, Martha, «The Fragility of Goodness: Luck And Ethics In Greek Tragedy And Philosophy» (C.U.P.)

PLATÃO, «A República» (Gulbenkian)

RAWLS, John, «Uma Teoria da Justiça» (Presença)

SANDEL, Michael, «Justiça - Fazemos o que Devemos?» (Presença)

SANDEL, Michael, «A Tirania do Mérito» (Presença)

SEN, Amartya, «A Ideia de Justiça» (Almedina)

WHITE, Jonathan, «In the Long Run: The Future as a Political Idea» (Profile)

BIOS

MANUEL CARDOSO
É humorista e um dos autores do programa de sátira política «Isto É Gozar Com Quem Trabalha», da SIC. Faz parte do podcast «Falsos Lentos», um formato semanal de humor sobre futebol. É o autor da rubrica radiofónica diária «Bem-vindo a mais um episódio de», nas manhãs da Rádio Comercial. Contribui semanalmente para o Expresso, desde 2023, com uma crónica semanal.

JOÃO PEREIRA COUTINHO
Professor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, onde se doutorou em Ciência Política e Relações Internacionais. É autor dos livros «Conservadorismo» e «Edmund Burke – A Virtude da Consistência». Ao longo de 25 anos tem assinado artigos na imprensa nacional e é colunista do diário brasileiro «Folha de S. Paulo», o maior jornal da América Latina.