Be The Story – por Jerónimo Martins e Renascença

Ep. 3 - Contra a Indiferença

October 25, 2021 Jerónimo Martins Season 1 Episode 3
Be The Story – por Jerónimo Martins e Renascença
Ep. 3 - Contra a Indiferença
Show Notes

Nuno Jardim, director-geral do CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo, esteve à conversa com Ana Galvão, d'As Três da Manhã da Renascença no terceiro episódio do podcast Be The Story. O convidado explica o trabalho de combate à indiferença desenvolvido diariamente pela instituição, que é apoiada pelo Grupo Jerónimo Martins há quase uma década.
   
 Estima-se que mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo estejam expostas a problemas de insegurança alimentar, ou seja, falta de disponibilidade ou dificuldade de acesso a alimentos. Ao mesmo tempo, três mil milhões de adultos e crianças não têm acesso a regimes alimentares saudáveis. 
 
 Em Portugal, a taxa de pobreza divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística, referente a 2020, ronda os 20% da população. Um em cada três portugueses tem receio de não ter rendimentos para pagar comida e cerca de 3% vive em condições de insegurança alimentar moderada ou grave. 
 
 Neste contexto, a ajuda alimentar constitui um contributo directo e imediato para minimizar as carências nutricionais dos mais vulneráveis, em particular durante períodos de crise económicas, sociais ou sanitárias.
 
 O Centro de Apoio ao Sem Abrigo, mais conhecido por CASA, é uma IPSS fundada em 2002 que ajuda pessoas que se encontrem em situação de sem-abrigo ou integrem famílias carenciadas. O trabalho da associação depende da acção dos voluntários que ajudam as equipas a preparar, recolher e distribuir alimentos e bens essenciais por instituições, mas também pela população sem-abrigo. Com operações de norte a sul de Portugal Continental, estando também presente na ilha da Madeira, o CASA apoia 7.000 pessoas todos os dias. 
 
 A relação com o Grupo Jerónimo Martins começou em 2013. Na região da Grande Lisboa estão a ser confeccionadas cerca de 800 refeições diárias, que são preparadas com excedentes alimentares doados pelo Pingo Doce. Só em excedentes alimentares, o Grupo doa o equivalente um milhão de euros por ano, através das lojas Pingo Doce.

Saiba mais em: 
 https://www.be-the-story.com/pt/comunidade/associacao-casa-solidariedade-o-ano-inteiro/
 https://www.jeronimomartins.com/pt/responsabilidade/desperdicio-alimentar/