
Maldita Politicagem
A política até pode parecer uma maldição cotidiana, mas é uma tensão impregnada em nossas vidas que merece ser destrinchada. O “Maldita Politicagem” é um podcast educacional e de divulgação científica de temas da Ciência Política e Sociologia. Junte-se a nós, Alessandro Tokumoto e Luiz Domingos Costa, em discussões semanais e pouco convencionais, para tentar tornar a politicagem menos maldita.
Maldita Politicagem
#9 - Jancollonaro - Quando a corrupção decide a eleição
Por que o tema da corrupção aparece mais em algumas eleições e é capaz de definir o seu resultado? Foram os casos das vitórias de Jânio Quadros (1960), Fernando Collor (1989) e Jair Bolsonaro (2018). Mas para que eles conseguissem triunfar prometendo acabar com a roubalheira, outros elementos comuns estavam presentes, como crises econômicas e o excesso de denúncias contra os governos anteriores. O episódio também apresenta outras semelhanças entre os três eleitos e uma incrível coincidência numérica.
O Maldita Politicagem é um projeto independente. Se você gosta do conteúdo, contribua com a nossa campanha de financiamento coletivo para que possamos aprimorá-lo e ampliá-lo :
https://apoia.se/malditapoliticagem
----
Referências:
RENNÓ, Lucio; AMES, Barry. Corrupção nas eleições presidenciais brasileiras. In BONIFÁCIO, R. CASALECCHI, G; DE DEUS, C. O voto para presidente no Brasil. Curitiba: Ithala; Teresina: Edufpi, 2014.
BORGES, André e VIDIGAL, Robert. Do lulismo ao antipetismo? Polarização, partidarismo e voto nas eleições presidenciais brasileiras. Opinião Pública [online]. 2018, v. 24, n. 1.
BONIFÁCIO, Robert. A afeição dos cidadãos pelos políticos mal-afamados: identificando os perfis associados à aceitação do 'rouba, mas faz' no Brasil. Opinião Pública [online]. 2013, v. 19, n. 2.
SHLEIFER, Andrei; VISHNY, Robert W. Corruption. The quarterly journal of economics, v. 108, n. 3, p. 599-617, 1993.
-----
Se quiser apoiar:
https://apoia.se/malditapoliticagem
Para seguir nossas redes:
https://twitter.com/mpoliticagem
https://www.instagram.com/malditapoliticagem/
Expediente
Edição, identidade visual e capa: Fabio Tokumoto
Roteiro e coexplanação: Luiz Domingos Costa e Alessandro Tokumoto