Diálogo Revolucionário

#14 - Porque tantos rapazes aprendem a odiar mulheres? com Ana Teresa Prata

Cláudia Soeiro

Use Left/Right to seek, Home/End to jump to start or end. Hold shift to jump forward or backward.

0:00 | 1:26:31

Envia-nos a tua opinião!

No último episódio, desta primeira temporada do podcast "Diálogo Revolucionário", falamos com a psiquiatra da infância e adolescência, a Dra Ana Teresa Prata, para explorarmos o que leva esta geração de jovens rapazes a estarem mais vulneráveis  recetivos ao discurso machista/misógino da menosphere que se está a tornar, assustadoramente, mainstream! 

Com o intuito de compreendermos melhor este fenómeno e perceber como lidar com ele e afastar os jovens desta forma de discurso de ódio, neste episódio falamos sobre: 

  • o que é ser adolescente
  • o que torna os jovens suscetíveis a discurso misógino da menosphere
  • onde é que os jovens vão buscar as suas referências 
  • a origem dos incels
  • como resolver o problema da influência da menosphere,
  • o papel da família, escola e outras figuras na vida dos jovens, 
  • proibir ou não proibir acesso a redes sociais,
  • e como a comunicação empática pode ajudar a criar pontes para soluções!

Com ou sem contato com jovens, este é um daqueles episódios que não podes mesmo deixar de ouvir, para ajudares também no combate a este fenómeno!

Sobre a Ana Teresa

A Ana é Psiquiatra da Infância e da Adolescência, Diretora Clínica das Mentes Inquietas - Clínica do Desenvolvimento, Comportamento e Emoções e
Autora do Podcast "Lado Claro de um Dia Mau", assim como de diversos artigos e trabalhos de investigação, apresentados em congressos nacionais e internacionais. Tem mestrado Integrado em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2011), Internato complementar de Psiquiatria da Infância e Adolescência no Hospital Dona Estefânia, Centro Hospitalar Lisboa Central (2013-2017), Pós-graduada em Neurodesenvolvimento em Pediatria, pela Universidade Católica (2014) e é também membro da Direção da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (APPIA). A Ana trabalha também como consultora da DGS na área da saúde das pessoas LGBTI+.

Acompanha o trabalho da Ana no Instagram: 

https://www.instagram.com/dra.anateresa.prata/



Para estares a par das novidades, formações/workshops e artigos, subscreve a minha newsletter:
https://mailchi.mp/4556f5b78a05/newsletter-gcrew