
Duplo Clique
A Andrea Janer da Oxygen, e a Fernanda Belfort da Tribo de Marketing, são duas amigas apaixonadas por lifelong learning. Toda semana, elas se juntam para dar um Duplo Clique nos principais temas de tecnologia, negócios e tendências. Conversas gostosas e descontraídas, mas cheias de conteúdo para você ganhar repertório e estar sempre atualizado.
"As opiniões expressas aqui são estritamente pessoais e não devem ser interpretadas como representativas ou endossadas pela Salesforce, empresa onde a Fernanda Belfort trabalha."
Duplo Clique
#5 Trump e Musk - Uma Dupla Explosiva
A interseção entre Donald Trump e Elon Musk revela um novo paradigma na política moderna, onde comunicação e entretenimento se fundem. Analisamos como as estratégias de distração de Trump e a imagem inovadora de Musk têm adequado o discurso e a resposta política no cenário atual.
"As opiniões expressas aqui são estritamente pessoais e não devem ser interpretadas como representativas ou endossadas pela Salesforce, empresa onde a Fernanda Belfort trabalha."
Olá, tudo bem Fer. Oi, querida, tudo bem, tudo ótimo, mais um… Hoje as duas no Brasil, né mais. Um duplo clique hoje no mesmo fuso horário.
Speaker 2:Ah, hoje eu tô de casa delicioso. Quem tá no YouTube consegue ver nossos rostos. Né Estão vendo que está o meu fundo de sempre.
Speaker 1:Estamos no mesmo fuso horário. Isso é excelente, porque?
Speaker 2:daqui a pouco já vai mudar de novo semana que vem eu vou estar em Chicago, que eu vou ao trabalho, mas a gente vai achar uma horinha pra gravar, vai dar tudo certo, mas eu vou estar assim, com aquela luz estranha, aquele fundo de quarto de hotel.
Speaker 1:Mas vai dar tudo certo, tudo bem. A gente entende essa vida atribulada de uma executiva, mãe, podcaster e tudo mais ai essa coisa. Né a gente quer ter projetos paralelos, né dar isso né Fê e como foi essa semana, o que você traz aí de bom pra gente conversar hoje, ah eu achei que foi uma semana bem tranquila, né nada tá acontecendo super, super, super um marasmo.
Speaker 2:Achei um tédio. Nem tive notícia pra ler Que loucura né Bea.
Speaker 1:A gente tava aqui discutindo um pouquinho as pautas, porque gente assim quem sabe faz ao vivo, a gente tá aqui com a agenda super atribulada Dez minutos antes a gente abre aqui o nosso canal, o MIG, abre o nosso estúdio virtual E a gente faz um ping-pong aqui no máximo dez minutos Pra gente definir sobre o que a gente faz, um ping pong aqui de no máximo 10 minutos pra gente definir sobre o que a gente vai falar.
Speaker 2:Então a gente tava aqui agora e que a gente resolveu até parar, né pra não perder a espontaneidade, é a gente falou vivo mesmo entendeu e no meio dessa conversa a gente colocou aquela sensação mas de novo, a gente vai fazer um.
Speaker 1:Será que a gente vai fazer um podcast sobre o Trump e o Elon Musk outra vez. Mas gente, tá difícil, né, é impossível, não comentar. Não comentar essas três semanas, duas semanas de governo do Trump, duas ou três semanas, acho que só são três, né Acho que são quase três, né A CNN agora tem uma como se fosse uma retranca editorial, assim os primeiros 100 dias.
Speaker 1:então essa é uma área de cobertura da CNN que todo dia eles trazem uma boa parte da sua programação dedicada a repercutir as medidas, as novidades, os acontecimentos aí dos primeiros 100 dias, porque pra gente assim a sensação que dá é que são dois anos em duas semanas, né Tipo as coisas que acontecem. a gente vendo ele assinando aquelas centenas de ordens executivas, né Com plateia inclusive Não sei se você reparou isso, fê, mas ele normalmente tem ali sempre uma plateia E com uma caneta Sharp, assim né Adoro, Pra ficar grossa Adoro sharp, adoro Isso.
Speaker 1:A gente tem em comum eu e o Trump gente. Eu amo felt-tip pen. Eu adoro caneta grossa.
Speaker 2:Gente, olha o que eu sou louca das canetas. A pessoa tem pouca caneta né Amo, então tá gente. Depois a gente fala de amor a canetas, mas seguimos.
Speaker 1:Ele assina aquilo com plateia, parece como se fosse um reality show. Né Ele tá assim canetando aquilo aí ele mostra né a pasta com a assinatura dele. As pessoas aplaudem. Ele é um cara que vem do entretenimento. Se a gente for analisar até fica a dica aí para assistir a série The Apprentice, que acho que vale entender um pouco de onde vem esse temperamento, de onde vem essa personalidade dele larger than life e que ele é um cara que vem do entretenimento. Então muito do que está acontecendo agora é estratégico. A gente tem lido recentemente aí muitas análises sobre a maneira como ele está fazendo esses primeiros dias de governo.
Speaker 1:O Steve Bannon, que é um, aquele cara que enfim é responsável pela estratégia política dele no passado dizendo que ele tem uma estratégia chamada Flo flood the zone, que é inunde a zona. Se a gente fosse traduzir que meio isso começa a jogar tudo rápido, tudo ao mesmo tempo. Agora começa a assinar um monte de coisas, soltar um monte de ordem executiva dos mais diversos temas, das mais diversas naturezas, porque é tanta coisa que deixa as pessoas onzas, as pessoas ficam atordoadas E os opositores, os democratas, a opinião pública que não concorda, não consegue nem se organizar. É um bombardeio tão grande diário de notícias, de press conferences, de declarações dele, do Musk, do time dele.
Speaker 2:De notícias bombásticas, né amiga.
Speaker 1:Bombásticas, Então essas pessoas não conseguem processar, E em não conseguindo processar é mais difícil de se organizar e reagir.
Speaker 2:Fica todo mundo meio perplexo, meio inerte, um pouco paralisado mesmo, acaba não conseguindo fazer meio que um follow-up no tema, porque a cada dia é uma surpresa nova. E eu estava escrevendo, eu estava indo para o trabalho ontem e estava ouvindo um podcast, até parei quando parou no sinal ai meu Deus do céu, vou levar uma multa, né será que eu posso falar isso num podcast. Eu peguei até o caderno e comecei a anotar as ideias na cabeça. Eu falei gente, eu preciso parar pra começar a listar tudo que o Trump fez, que eu me lembre, que vale apenas ser dito nessas duas semanas, e comecei a fazer um mind map. É tanta coisa né entendeu, a gente pode até passando, mas o centro do meu mind map começou chamando Trump's Distraction Trap, que acho que foi um termo que acho que o Scott Galloway usou, mas que é isso, essa armadilha da distração.
Speaker 2:Acho que já existe sim uma percepção de que isto é uma estratégia confirmando o que você está falando e que é uma estratégia confirmando o que você tá falando né, e que é uma estratégia pra gerar isso. Assim, né É tanta coisa acontecendo E eu acho que é um pouco uma estratégia também pra passar boiada, né Com certeza. Então, assim o que que são coisas… Eu acho que tem algumas coisas que são meio da loucura dele.
Speaker 1:Esse negócio de Gaza Foi né assim ele encontrou até o Netanyahu, então vamos começar a explicar essa vai então vamos pegar um de cada vez, vai.
Speaker 2:Vamos começar a falar dessa porque já foi a primeira que a gente falou.
Speaker 2:Mas ele teve um encontro com o Netanyahu, né, e ele virou e falou que os Estados Unidos vão ser donos de Gaza, vão own Gaza, e que eles deveriam achar algum lugar para essa população, toda palestina, morar, porque não tinha nem condições, ia demorar de 12 a 15 anos para reconstruir, então que algum país próximo deveria de alguma forma acolher essa população e que a hora aí depois teve até um questionamento de bom, então você vai mandar soldados, porque ele tem todo esse discurso de America first.
Speaker 2:Aí de repente ele está falando que vai lá para Gaza E ele falou não imagina a gente, não, o Netanyahu também falou que não, mas ele falou que quando tudo estiver pacificado, israel vai entregar esta terra para os Estados Unidos. E teve até uma piada que obviamente de mau gosto, a partir do momento que a gente está falando de uma situação e de uma população que está sem água potável porque destruíram todo o sistema, não tem nada né lá, mas que, fazendo uma um paralelo com o Mar-a-Lago, que é o lugar na Flórida né onde ele tem um resort, que ele ia fazer o gás-a-lago, né em Gaza entendeu é é um delírio.
Speaker 1:Os líderes políticos, chefes de estado do mundo inteiro se manifestaram contra essa ideia. Teve muita cobertura na mídia sobre o fato de que isso é um ethnic cleansing, uma limpeza étnica isso é ilegal.
Speaker 1:Isso é ilegal e ele pegou até o Netanyahu de surpresa. O que eu ouvi foi que o que eu apurei sobre essa notícia foi que o próprio Netanyahu ficou com um sorriso amarelo e foi pego totalmente de surpresa e que depois dessa declaração do Trump ele disse não veja bem, ele tem sempre muitas ideias interessantes. Vamos analisar, vamos avaliar, ver a viabilidade disso. Não quis fechar nenhuma porta ali na frente dele, porque ele é um parceiro importante de Israel nesse momento, mas nem ele sabia desse plano. Então é um pouco desses delírios. Né Groenlândia, canadá, panamá.
Speaker 2:Não, mas aí você viu que a porta-voz da Casa Branca, sei lá, no dia seguinte, não sei o quê, mudou o discurso. Não, não foi isso que o presidente em nenhum momento se comprometeu ou disse que iria e tal E meio que deu um sambari, e aí ele pegou e fez um post reforçando tudo o que ele tinha dito. Então tem umas coisas… E acho que esse me pareceu… Ou os caras são muito bons artistas, mas essa me pareceu uma das piradas que ele deu, assim sabe Que. Mas essa me pareceu uma das piradas que ele deu, assim sabe Que ele surtou e resolveu ter uma CD brilhante na cabeça dele e resolveu falar né.
Speaker 1:É, eu acho que ele não conseguiu nem detalhar esse plano. Então não é um plano, é um sei lá um delírio, assim como tantos outros. Alguns desses delírios vão adiante porque algumas pessoas começam a entender que aquilo tem umas pessoas assim, que elas tem uma capacidade de falar algo tão fora do normal que às vezes aquilo pode ser interpretado como uma coisa de um visionário tipo. Não, mas esse cara, ele teve um insight, ele teve uma ideia genial e pra muitos israelenses de extrema direita a turma até mais a direita do que o Netanyahu é uma turma que achou essa ideia genial. Era tudo que eles queriam. Então acho que pra extrema direita, ali dos judeus, tem muita gente que achou essa ideia uma ideia brilhante que deveria ser perseguida. Deixando bem claro aqui de extrema direita isso foi dito pela mídia várias vezes a extrema direita dos judeus, ali os apoiadores do Netanyahu e mais até extremistas que o Netanyahu, acharam essa ideia muito interessante.
Speaker 1:Então acho que o Trump vai governar dessa forma. Todo mundo já previa que ele faria esse tipo de. Não sei se vocês lembram, mas o Trump no primeiro mandato dele ele governou pelo Twitter. Não sei se todo mundo aqui lembra daquele momento. Ele ainda era, ele não tinha sido banido ainda do antigo Twitter, hoje X, e ele passava o dia inteiro soltando pérolas, o dia inteiro no Twitter e ali ele conseguia essa repercussão, essa reverberação que gerou enfim todo esse muito dessa polarização que a gente vive hoje. Né, então ele tem muito esse papel e é de novo essa coisa do entretenimento. Ele tava ali no Twitter criando espuma sabe Faz fazendo amizade.
Speaker 2:Acho que deve ter sido ali que ele ficou amigo do Musk.
Speaker 1:Os dois tiveram passado o dia só fazendo isso. Sabe que não?
Speaker 1:os dois passam o dia apostando sim eles tem um estilo parecido de criar esses, de chocar as pessoas, de falar frases, e eu acho interessante porque o Trump ele tem um estilo de retórica muito convincente, muito assertivo. Eu sempre falo isso. O discurso que ele fez por vídeo no Fórum Econômico de Davos, que está disponível online quem quiser assistir, foi muito analisado por especialistas, por jornalistas, porque a maneira como ele falou, ele teve uma firmeza para falar. Ele teve uma comunicação clara, direta, objetiva. Ele é um comunicador. Ele é um comunicador. Ele tem uma autoconfiança realmente invejável Quando ele fala. Ele tem muita convicção do que ele fala.
Speaker 2:Isso é um fato.
Speaker 1:Haja autoestima, né Ele tem muita autoestima, muita autoconfiança E ele é muito convincente. Então ele tem uma capacidade de manipular as massas né De conseguir que as pessoas concordem com ele, e eu acho que isso é um dom. O Musk não tem isso. O Musk é uma pessoa que tem uma dificuldade enorme de se expressar. ele é uma pessoa muito mais introvertida. ele próprio já disse que ele estava no espectro, então ele hoje se comunica melhor que ele tinha áspergem.
Speaker 2:Não era, sim, sim era áspergem.
Speaker 1:Eu acho ele fala, ele escreve muito no X o dia todo né, mas ele não tem uma facilidade pra se expressar em público né Que o Trump tem de sobra. E eu acho que é interessante nessa dupla que a gente tá trazendo aqui, porque são os dois grandes protagonistas do noticiário hoje em dia, né Tá todo mundo o dia inteiro assistindo os desdobramentos dessa gestão dupla nos Estados Unidos. Eu queria só salientar que a revista Time Magazine de hoje soltou uma capa muito interessante, uma capa só com uma imagem.
Speaker 1:Ó, a Fê botou aí no vídeo uma capa em que quem estiver vendo no YouTube consegue ver aqui a imagem vale a pena porque é apenas uma foto do Elon Musk sentado na escrivaninha do Trump no gabinete dele, fazendo aí uma Sugerindo uma outra frase que eu li numa outra matéria que eu amei, dizendo que se o Donald Trump é o presidente, o Elon Musk é o CEO. Então acho que é uma frase bem, o Elon Musk é o CEO. Então acho que isso é uma frase bem importante da gente refletir. Né O Musk assumindo a gestão executiva mesmo, né Trabalhando ali, como a gente já leu, dormindo, inclusive levou o seu colchão e tá dormindo no Doge com um time de garotos ali de 19, 20 anos, 21 anos, a ideia a gente precisa comentar isso. Então, carotos ali de 19, 20 anos, 21 anos, a ideia a gente precisa comentar isso.
Speaker 2:Incrível, essa história. Então vamos lá, tá rolando isso que eles chamam, que é o Musk takeover, que ele tá realmente ali conquistando e tomando todo mundo, todas as coisas no governo. Eu acho que tem um pouco essa coisa de que ele acabou virando meio que o escudo também do Trump A Kara Swisher usou uma expressão de que ele é o heat-seeking shield, sabe assim o escudo que vai atraindo todas as coisas E que ele está de alguma forma protegendo um pouco o Trump ao fazer isso. Não sei se intencionalmente ou não, mas você sabe que esse negócio de quem está no doge com ele é uma coisa que a Wired está fazendo um trabalho incrível. Sim, estou acompanhando também. Muito bom, muito bom. E os jornalistas da Wired estão indo dar entrevistas em outros veículos nos Estados Unidos, na CNN, em coisas assim, e eles estão.
Speaker 2:Parece que alguém postou, não sei se é uma semana atrás, o nome de uma dessas pessoas E o Musk foi lá, deletou e falou que aquilo era um crime, crime tipo. Não, não é um crime né. E parece que as pessoas estavam usando o nome falso em reunião. Estavam tentando de toda forma esconder a identidade delas. Você entra para ler as matérias na Wired, no meio da matéria tem. Se você tem preocupações com alguém que trabalha no governo, você pode falar pela Signal no número tal tipo assim, né linha hotline assim pra conseguir informação e eles já conseguiram. Acho que o nome de seis pessoas e que eles pegaram né que. E eu vi umas matérias meio brincando que são os Minions do Trump.
Speaker 2:Minions também eles do Do Musk desculpa, exato Do Musk E que são entre aspas, meninos, são jovens homens, pelo que eles pegaram nos profiles lá porque eles começaram a investigar em mídia social e tal. Agora todos deletaram tudo. Eles têm entre 19 e 24 anos, são saídos da escola ou da faculdade. Alguns com anos são saídos da escola ou da faculdade, né Alguns com um histórico de post em mídia social e tal de coisas racistas, quase nazistas, assim, extrema-direita e coisas assim. E um deles eu tava lendo uma matéria que assim parece que algumas coisas ligadas a hacker a coisas, né potencialmente algumas coisas ligadas a hacker a coisas potencialmente legais. Então são pessoas que agora e acho que esse é o próximo tema bastante interessante estão tendo acesso a informações confidenciais que eles jamais deveriam ter acesso no governo, que acho que tem esses dois temas Primeiro, o que eles estão tendo acesso, em que informações eles estão tendo acesso e segundo, quais são os poderes que eles estão exercendo no governo de fazer demissão voluntária e querer tirar gente, de cancelar a US.
Speaker 2:Eu achei que era USAID, eu estava ouvindo que os jornalistas gringos falam USAID, entendeu? Então eu vou falar bem, igual eles, mas essas coisas todas que poderes eles têm, já que toda essa parte em cima né das contas, o sistema de pagamento, né esse payment system que tá tendo uma discussão, que eles tiveram acesso e tal é uma coisa que só o Congresso pode decidir onde vai ser gasto o dinheiro ou não, né, como você tá vendo, Nossa, eu tô muito chocada, na verdade, com o grau de acesso que eles têm dentro da máquina americana.
Speaker 1:Eu acho que todo mundo tava prevendo que eles fossem ter, mas assim a mídia tá chocada com essa, com essa abertura, né tem várias discussões online o dia inteiro na CNN também uma parte da população realmente chocada com isso. Eu concordo com você. A Wire tá fazendo um trabalho belíssimo de colocar luz sobre esse tema.
Speaker 2:Eu até paguei cinco dólares pela anuidade. hoje confesso Em agradecimento ao jornalismo.
Speaker 1:Precisamos, precisamos do bom jornalismo. Embora a direita sempre ache que o jornalismo é totalmente corrompido. Eu acho que a gente precisa desse quarto poder aí. Mas enfim, eu acho que são denúncias muito graves. A gente acompanhou essa semana o começo desse processo. Né Eles fizeram um processo, um programa de demissão voluntária, 40 mil funcionários. Já Explica o que foi isso Dea. O que é um programa de demissão voluntária? Ah, boa, o governo criouou o Musk, o Doge ofereceu um pacote de benefícios se não me engano, são oito meses de salário pra quem quisesse desligar do governo de forma voluntária. Então receberia ali um pacote de severance, de enfim de benefícios pra que saiam?
Speaker 1:voluntariamente né Então isso já começou a acontecer. E lembrando que nos Estados Unidos a regra.
Speaker 2:Nos Estados Unidos a lei trabalhista não é tão protetora do empregado como é no Brasil, né. Então o que no Brasil tem FGTS, tem aviso prévio, tem um monte de coisa, nos Estados Unidos não tem. Então não é normal alguém ser demitido ou sair com um pacote ou alguma coisa, assim, a não ser uma situação especial. E parece que eles mandaram um e-mail, que foi exatamente o que ele fez no Twitter quando ele entrou falando olha, vocês têm.
Speaker 2:Parece que no Twitter ele mandou, falando que as pessoas tinham tantos dias pra dizer 80% foi embora e que eles tinham meio que se você quiser ficar, você tem que afirmar que quer ficar. Parece que foi nesse termo E parece que no governo não podia fazer isso. Então, assim, se você quiser sair, você tem até setembro de salário pago se você sair. E parece inclusive que no Twitter, segundo a cara Swisher, ele não pagou as pessoas do jeito que deveria. Tem um monte de processos rolando, mas anyway.
Speaker 1:Então vai ter uma judicialização enorme. Agora, só pra gente voltar, são 40,. Até agora, segundo a mídia, 40 mil funcionários já aceitaram esse programa de demissão voluntária nos Estados Unidos. Isso representa 1% ainda da força de trabalho americana E a gente começa a ter conhecimento de alguns casos. Por exemplo, tem uma funcionária que é reda de um departamento de Treasury, lá uma função específica, que ela disse ela está lá, sei lá 20 anos, 30 anos, e ela falou eu não vou sair, existe uma maneira legal de vocês me demitirem e essa não é a maneira legal, legal perante a lei. Então acho que vai haver uma judicialização grande. O Supremo Americano já está tendo que lidar com uma quantidade absurda de situações criadas aí por eles. Esse fechamento de agências, das quais a USAID foi a mais talvez comentada, a que mais choc, mais talvez comentada, a que mais chocou todo mundo, porque é uma agência só para também contar para todo mundo. É uma agência de desenvolvimento humanitário e é uma agência enfim. Os Estados Unidos era sempre, foi há muitas décadas, acho que há 60 anos é uma agência.
Speaker 1:Eu vi que tem 60 anos, que foi o Kennedy que criou Sim, e é uma agência que foi o Kennedy que criou sim. É uma agência que tem uma relevância global muito grande em uma série de questões principalmente ligadas à saúde e faz parte desse movimento do Trump de não acreditar nesses modelos. Acabou de avisar que vai sair da Organização Mundial da Saúde. Inclusive parênteses aqui pra gente falar o Milley também vai copiar os Estados Unidos e vai sair da OMS. Já anunciou que também vai sair da OMS. Então, assim isso é muito ruim, porque isso enfraquece órgãos que não são perfeitos estão bem longe de ser perfeitos, mas são órgãos que tentam organizar. Órgãos que tentam organizar uma redundância, mas são organismãos que tentam organizar, é uma redundância, né, mas são organismos que tentam colocar certas metas, certas premissas, certos compromissos que precisam ser aceitos por nações que muitas vezes têm visões muito diferentes, realidades muito diferentes de mundo. Né.
Speaker 2:Acho que a gente falou sobre isso né não sei se no primeiro ou no segundo duplo clique que muitos dos desafios que o mundo vive hoje essa parte climática, regulamentação de AI, mídia social demandam uma situação como uma pandemia, demandam que os países trabalhem em conjunto, em cooperação, em cooperação E essas são as organizações podem não ser perfeitas, mas essas são as organizações que exercem esse papel.
Speaker 1:Sim, a gente sabe que eventualmente, por exemplo, a Organização Mundial da Saúde foi altamente criticada e eu acho que ela é altamente criticável pela postura da Covid-19. Acho que foi muito pressionado naquele momento. era um órgão que precisava talvez tomar a frente e ser mais ativo, mais operante do que foi E de fato não fez na verdade nada de muito grandioso no momento em que o mundo mais precisou. Mas isso não é motivo para você desmontar esse organismo. Acho que você precisa. O próprio Bill Gates hoje deu uma entrevista falando sobre a USAID, dizendo que ele ficava, ele que sempre foi muito ligado a esse universo, a Bill e Melinda Gates Foundation está muito ligada ao histórico de erradicação de doenças na África com varíola, a própria HIV. então ele estava assim também chocado com essa notícia E disse que acha que seria necessário, de fato, sim, fazer uma sei lá, um due diligence lá, fazer uma triagem, mergulhar.
Speaker 1:Um fine tuning né Um fine tuning.
Speaker 2:Né Ninguém acha que é super eficiente, né Não, não é.
Speaker 1:Está muito longe de ser uma máquina de eficiência. Porém, você faz um trabalho para identificar essas ineficiências, procurar as oportunidades de melhoria e elimina, sei lá, como o próprio Bill Gates disse, 10%, 15% talvez, dessa ineficiência de pessoas ou de processos lá dentro que são ineficientes, você não precisa cancelar o programa porque tem muita gente que depende disso. Então eu acho que esse ímpeto ante esse tipo de organismo que se preocupa com coisas que não estão na cabeça nem do Musk nem do Trump, porque eles não têm uma cabeça que pensa em populações minorizadas, em questões climáticas, eles trabalham com uma cabeça super de eficiência operacional, financeira, então assim eles não têm muito esse olhar, digamos humanitário. Então alguém precisa ter. Quem terá? Acho que essa é a grande pergunta. né, eles estão ali investidos de um poder e vão passar igual um trator por cima de vários desses acordos, desses tratados, dessas instituições que foram construídas ao longo de décadas pela maneira como os países sempre cooperaram, E agora isso vai ser completamente desmantelado sem que eles expliquem como eles vão resolver essas questões de outra forma.
Speaker 1:Não é que assim, olha, a gente chegou à conclusão que isso aqui é ineficiente, mas vamos criar aqui uma outra solução, que é que assim, olha, a gente chegou à conclusão que isso aqui é ineficiente, mas vamos criar aqui uma outra solução que é muito melhor que essa. que vai acontecer assim e pronto. Não, eles só estão desmontando. Eu tô vendo algumas coisas.
Speaker 2:né Eu tô vendo assim bastante dessa posição né meio de tecnologia americana tipo go fast and break things, né de super rápido, destrói tudo e depois a gente vê, e tal Que eu acho que quando você fala de governo, quando você fala de serviços mais básicos e coisas assim, existem pessoas que podem não ser americanos, mas existem pessoas que dependem dessas ajudas que foram tiradas do dia pra noite. Então acho que tem um monte de coisa aí. E eu acho que tem uma outra coisa que é essa ideia do Doge. se poderia ser uma ideia muito legal de você falar como que você coloca gente de fora para analisar e entender onde estão as oportunidades de eficiência, e tudo Tem um conceito nessa parte de custo e planejamento financeiro e tal que chama ZBB, zero Base Budgeting.
Speaker 1:Então, é um orçamento base zero. Sim, eles estão usando. E É um orçamento base zero Sim, eles estão usando.
Speaker 2:E esse é um conceito de você falar puxa, se eu de repente na minha casa quero reduzir custo, aí eu fico nesse. Ah não, eu vou pegar então aqui o Netflix, não sei o que lá eu vou tirar, e eu vou ter então tanto. Você vai diminuindo um pouquinho em cada, mas você tem meio que uma tendência, talvez a meio que manter o que já existia. Então eu até entendo essa visão De falar tá bom, né, zb, base zero, base budgeting. Ele pensa assim tá bom, e se a gente começasse com uma folha em branco? Vamos começar de novo, vamos construir do zero pra ver o que faz sentido ou não. Mas a forma que eles estão executando É insana, né Insana.
Speaker 1:Tá, sei lá, Você sabe que a Tesla começou assim, né Eu. Uma vez, há muitos anos atrás, eu vi uma palestra de um red do Google que diz que naquela época que o Elon Musk ainda era considerado o máximo porque ele só tinha a Tesla e a gente achava o máximo a maneira como ele realmente revolucionou a indústria automobilística Exato queria salvar o planeta com energia elétrica.
Speaker 1:Sim, sim, Ele é muito bom disso. Criou só um planeta com energia elétrica? Sim, sim, Ele é muito bom disso. Né Ele identificou uma dor e ele foi pensar de uma forma absolutamente criativa em como resolver essa dor. Isso, ele é muito bom mesmo. Né, Isso é como a cabeça, a mente dele funciona e ele enxerga coisas que as pessoas comuns não veem. Né. E ele Nunca me esqueci dessa palestra que eu assisti, em que ele contou que tinha até um vídeo que ele mostrava, um vídeo que estava inclusive disponível no YouTube, que mostrava a maneira como o Elon Musk começou a criar a Tesla.
Speaker 1:Ele teve, Ele contratou primeiro alguns engenheiros que estavam pensando no carro que a gente conhece e ficavam pensando onde colocar as coisas do carro. E aí ele só sossegou a hora que ele encontrou um engenheiro que entendeu que ele falou assim não, não, não, eu não quero adaptar o carro existente para um carro elétrico, eu quero começar do zero a pensar um carro totalmente novo. E aí eles desenharam um carro em que as baterias ficam no chão do carro, no piso, porque ele fala que quando a gente está tentando adaptar algo que existe, você não está realmente inovando. Inovar é você começar do zero, você pegar uma folha em branco, começar a desenhar algo, Você começar do problema.
Speaker 2:Do problema exatamente.
Speaker 1:Então eu concordo, eu acho que assim tudo no mundo pode melhorar. Esse na verdade é o, é o a base da inovação. A inovação é partido do pressuposto que tudo, todos os processos podem ser melhorados. Né Tudo pode ser feito de uma forma mais eficiente, mais ágil, mais conveniente, mais barata, mais rápida. Tudo né É que existe. Você tem que entender o que que vale a pena mudar, a que preço você vai conseguir fazer uma inovação dessas. E eu acho que tem um perigo muito grande aí de pensar num Estado como uma startup.
Speaker 1:A Wired inclusive trouxe essa matéria The United States are not a startup, o país não é uma startup. Existem diferenças essenciais nessa gestão. Startups falham e morrem aos montes. Estados Unidos can't afford that, eles não podem não dar certo. E startups, se a gente pensar, olha para o que aconteceu nos últimos 10 anos, os números que mostram a quantidade de startups que morreram antes do seu segundo ano, terceiro ano, e inclusive startups imensas, super financiadas, com muito dinheiro, com série C, enfim, o quanto disso. Né A gente olha as que deram certo. Então esse modelo do Vale do Silício que imperou aí desde o início dos anos 2000,. Ele nos proporcionou o Google, a Uber, sei lá.
Speaker 2:Mas quantas não ficaram no caminho? né querida Quantas não ficaram pelo caminho. Quantas não ficaram pelo caminho, então?
Speaker 1:assim. Sim, é um modelo que funcionou durante muito tempo, que trouxe muitos benefícios pra humanidade, mas muita gente ficou pelo caminho. Então essa, essa postura, essa atitude de tratar um país como uma startup é muito, muito perigoso. Tem um riscoco gigante de coisas terríveis acontecerem ali.
Speaker 2:Sim, eu estou passando aqui pelo meu mind map, né para ver o que a gente já falou, o que falta, e eu acho que tem um ponto super interessante também, que são as promessas. Né o que ele prometeu para os Estados Unidos para ser eleito, e ele prometeu dimin os Estados Unidos para ser eleito, e ele prometeu diminuir o custo dos alimentos e das coisas, gerar empregos. Né e é interessante porque ele já está, ele falou muito em America First. Agora de repente ele fala isso de Gaza, que já não, já é uma inconsistência em cima disso. Eu acho que, em parte, quando ele falou das tarifas, ele Então uma das coisas que ele falou foi isso ele impôs que ia ter uma tarifa de 10% para a China, 25% para o Canadá e para o México. Aí, ele parece que nos discursos todos que ele fez durante as eleições, ele falava que quem paga as tarifas de importação é o país que tá exportando E que é uma grande mentira. Isso que é o duro.
Speaker 2:Né Porque tem um monte de gente também que não necessariamente tem um nível de escolaridade grande, que não entende, mas assim né Cara, e tem um monte de empresa americana inclusive. Né Porque, sei lá, a Apple faz o iPhone na China, então automaticamente ficou 10% mais caro o telefone da Apple a hora que ela importa E isso impacta a própria Apple E o serzinho médio, o rico americano que vai entrar lá para comprar vai estar 10% mais caro. Ele vai falar não, mas aí ele vai privilegiar um produto local, perfeito, mas é um produto local. O preço vai subir porque ele não tem mais a pressão de estar concorrendo com outro produto mais barato importado. Tem mais a pressão de estar concorrendo com outro produto mais barato importado. Então isto leva à inflação. Os produtos vão ficar mais caros. Aí começou uma crise. Eu imagino a galera que trabalha ainda bem, que eu trabalho com tecnologia, que é só bottom line penel é mais assim. Imagina quando eu trabalhar em bem de consumo, que é falar meu.
Speaker 1:Deus do céu.
Speaker 2:Supply chain né.
Speaker 1:Supply chain planejamento agora vai ficar não sei quantos por cento mais caro o desespero, mas aí ele né você pode fazer como o nosso presidente, que também disse assim se as coisas estiverem caras, é só não comprar. Gente apenas não compre, é fácil apenas não compre.
Speaker 2:Se você tá né nossa essa roupa dessa loja tá cara, então vou na P. Mas se você tá né Nossa essa roupa dessa loja A tá cara, então vou na B. Mas se você tá falando de um commodity né Tipo, não comprarei mais alimentos.
Speaker 1:É, foi quase assim como disse a Júlia Duelib na Globo News né Se o povo não tem pão que come brioches, né Ele falou muito nessa linha de Maria Antonieta. Foi lamentável assim.
Speaker 2:Total, lamentável, Lamentável, assim, Total lamentável. E aí, no fundo, o que ele fez foi… Ele falou que fez uma negociação que o Canadá e o México vão poder… Acho que teve uma pausa de um mês. Isso é uma coisa que tá acontecendo que é muito louca, porque o ciclo de notícia tá tão dominado e tá tão rápido que a gente não tá conseguindo ter o follow-up das coisas. Né, Eu tava começando a anotar coisas e falando gente, mas o que aconteceu com as tarifas? Porque ninguém mais fala disso há não sei quantos dias, Porque entraram outras na frente A gente tá perdendo Flam deson Exato.
Speaker 1:Claro, é esse o objetivo Tipo. Esquece as tarifas estão lá E vamos pra próxima.
Speaker 2:Vamos pra próxima E aí assim eu não sei o que aconteceu dos 10o da China. Pra falar a verdade Não consegui fazer uma prep suficiente aqui, né Porque é o trabalho, né Tenho filhos, tenho outras coisas, uma obra. Eu não consegui entender ainda o que aconteceu com os 10 por cento da China. Eu entendi que o Canadá e o México pausou porque teve um reforço nas fronteiras.
Speaker 1:Durante 30 dias. Sim, eles fizeram um grande acordo.
Speaker 2:É que um só tá hipotetando de um outro jeito, como se fosse uma grande win dele, entendeu, e que principalmente quando você pega Canadá e coisa assim eu tava vendo algum comentário também de que a indústria já tá tão conectada que, sei lá, você pega a produção… Eu vou dar um exemplo aqui. Eu não sei se era esse o exemplo. Não lembro Um carro, né Tem, porque eu não sei se era esse o exemplo. Não lembro um carro, tem peças e coisas do carro que cruzam a fronteira tipo sete vezes, até o carro estar pronto, porque vai o parafuso aí uma outra empresa importa, aí faz a peça, aí outra empresa importa, aí faz o não sei o que daí, outra empresa importa, então assim vai taxar sete vezes. Não vai o que acontece. Você quer comprar um avocado do México, você vai taxar mesmo o produto fresco que os Estados Unidos não tem, você não vai. Confusão danada né.
Speaker 1:É, mas eu acho que isso tudo é, acho que volta ao ponto do começo do nosso papo aqui. Eu acho que é um talvez a grande mensagem pra gente deixar aqui, pras pessoas prestarem atenção, assim o quanto dessa, dessa, dessa enxurrada de notícias e de factoides, assim é uma coisa estratégica da comunicação dele, é um jeito de comunicar. Isso é um prato cheio pra estudar comunicação, mesmo retórica, narrativa.
Speaker 2:E manipulação né.
Speaker 1:E manipulação. né, por exemplo, essa história do Cesar Fogo, que ele defende como sendo uma vitória dele, que foi logo antes dele entrar na Casa Branca. mas foi fruto de uma ameaça que ele tinha feito lá atrás que até o dia que ele entrasse na Casa Branca os reféns tinham que ter sido devolvidos. E isso foi uma negociação que os próprios vários estudiosos, pesquisadores que estão dizendo que esse acordo tá super mal parado Porque a fase 2 tá meio na corda bamba E a fase 3, então nem se fala. Então as pessoas não estão falando muito disso Para efeitos de… Digamos assim, de consumo de massa. ele fez um acordo e conseguiu trocar lá não sei quantos, acho que foram menos de 10 reféns até agora que foram trocados Pro headline do Twitter.
Speaker 2:É, é isso aí. Eu acho que esse negócio das tarifas, eu acho que é uma manipulação na minha percepção, porque assim tem coisa que eu acho que ele pode ser passional, mas burro ele não é, senão não tava onde tá. Então eu acho que esse é o tipo de coisa que assim ele prometeu isso durante a campanha. Aí ele vai falar que no primeiro dia de governo ele colocou essas tarifas. E se a tarifa foi pra frente, se ela não foi, isso meio Não importa O que importa, é o slogan, é a frase do Twitter.
Speaker 1:O que combina a frase Foi manchete. O que combina a frase Foi manchete, o que não foi, e eu acho que a gente… E se a gente pensar isso é um fenômeno do nosso tempo, não é só o Trump. A gente vê hoje no dia a dia pessoas, empresas, marcas que fazem um grande anúncio de algo E pouquíssima gente vai lá fazer um follow-up pra entender se aquilo de fato foi entregue. Eu tava tendo uma conversa outro dia com pessoas mais da velha guarda.
Speaker 2:Aprendi com você o que era greenwashing.
Speaker 1:Greenwashing. Né Você dizer que você vai reduzir a sua pegada de carbono até 2030, ok, você já colheu ali os frutos. As pessoas já ficaram nossa, que empresa bacana, né conectada com as demandas do planeta, e tal. Depois pouca gente vai lá ver o que eles fizeram de fato. Então você tem hoje em dia pra empresa ficou um pouco mais complicado pra empresa. Agora tem que enfim reportar um pouco mais. Existe uma governança maior nisso. Mas no mundo de redes sociais, no mundo de X, de Instagram, de threads e tal, as pessoas escrevem qualquer coisa E o impacto muitas vezes é na hora que a pessoa fala, não é quando ela entrega.
Speaker 1:Então, quando você vê pessoas, às vezes a gente fala nossa, mas é tanta espuma. Né A gente chama isso na Oxygen de ruído. Né Onde é que você encontra o sinal no meio de tanto ruído? Porque é isso, as pessoas geram ruído o tempo todo pra causar esse impacto. Quando é feito a declaração, quando é feito o anúncio, depois, se você vai entregar ou não vai entregar, isso são outros 500. As pessoas estão mais preocupadas em causar aquela comoção, causar o impacto quando elas falam, e é isso que a gente está vivendo hoje em dia em todos os níveis, o famoso fake it until you make it fake it till you, make it eu acho que em alguns casos não tem nem a intenção de make it, simplesmente fake it em vários sentidos em questões de, em questões de.
Speaker 1:A gente vê de clima, no caso de empresas, de pessoas, aquela pessoa que entra no linkedin e fala que vai fazer alguma coisa, enfim, tudo isso, a gente está vendo aos montes hoje em dia, Odé.
Speaker 2:E aí eu acho que tem um outro lado também que é assim. A gente sabe que os Estados Unidos tem o nível de endividamento do Estado grande, que esse é um tema que precisa ser endereçado, e muito da proposta do Doge é de trazer eficiência para o Estado E isso é um movimento que os Estados Unidos têm que fazer. Aliás, quem somos nós para falar disso?
Speaker 1:né, Porque o Brasil também. Vários países podiam se beneficiar disso, isso não tem dúvida nenhuma. Porque a máquina estatal precisa ser enxugada, isso é inquestionável.
Speaker 2:O Ray Dalio acabou de lançar um livro novo que ele fala muito sobre isso, sobre o nível de endividamento e tal. Vou buscar até o nome do livro aqui pra falar pra vocês. E no meio disso tudo vem o querido Trump, não tão querido por mim, vou falar a verdade E ele faz Como se a gente tivesse alguma dúvida.
Speaker 1:Até agora Fê.
Speaker 2:É exatamente ai gente vocês perceberam. Entendeu, falando nisso, espera que eu vou fazer uma pausa rápida, um parênteses, pra falar um outro assunto que eu não consegui comentar e que eu quero voltar. Quando a gente falou de palestinos e judeus, eu só quero deixar muito claro que assim eu sou a favor da paz e das coisas, das pessoas. Eu tenho dezenas e dezenas amigos judeus que eu amo de paixão. Eu não tenho tantos amigos palestinos porque acho que eles não estão tão presentes aqui e tudo isso, mas só assim.
Speaker 2:A gente está comentando algumas coisas, como a Dea falou, e tudo, mas não é absolutamente. Eu acho que a gente tem que diferenciar muito bem né O que é o Netanyahu, o que é o direito ao Estado de Israel, da Palestina, o que é o povo, e eu acho que tem acontecido coisas no mundo contra judeus e palestinos que são assim terríveis. Então, só pra aproveitar e me manifestar, porque eu acho que a gente tem que dar voz a essas ideias, os valores que a gente tem sempre que a gente tem oportunidade, então, ok, fechei o parênteses Voltando né, mas vai lá o não tão querido Trump. Né Que está assumindo um Estado super endividado e faz um bendito de um fundo soberano que, pelo que eu entendi são fundos que geralmente países com superávit né Países ricos fazem para definir onde é que eles vão investir as coisas. Então este país que não tem superávit faz um fundo e uma das coisas que ele fala que ele pode fazer é investir no TikTok.
Speaker 1:É esse. Acho que essa história do petróleo ela é uma das estratégias do Trump para irrigar literalmente os Estados Unidos com dinheiro. Por isso que ele falou aquela famosa frase drill, baby drill. Ele vai perfurar o Estados Unidos inteiro onde tiver petróleo, para retirar todo esse petróleo que tá lá e monetizar isso enquanto ele pode.
Speaker 2:Ah, e não tinha ligado uma história a outra.
Speaker 1:Sim, sim, o drill, baby drill, é isso ele vai fazer ele vai, vai, ele sabe que isso é, isso tem um valor imenso, né? então isso é uma riqueza que, na visão dele, não pode ser simplesmente esquecida no solo. Então ele vai extrair todo esse petróleo, vender todo esse petróleo, ganhar muito dinheiro com esse petróleo.
Speaker 2:Estamos mais perto do passar boiada né gata Total gente. Estamos cada vez mais perto do passar boiada né Deixa queimar a Amazônia.
Speaker 1:Ele tá super…. Isso é uma das maiores promessas dele que ele vai fazer extrair até a última gota. É por isso que ele não tem a preocupação nenhuma com descarbonização da economia. Pelo contrário, isso é uma visão bem curto-prazista dele de muitos governantes que acham que o problema do combustível fóssil deixa lá pra frente. Eu não vou resolver isso agora. Não vai ser na minha gestão que eu vou abandonar todos esses milhares milhões de dólares que estão aqui no nosso solo. Então essa visão de que vamos extrair até a última gota é muito, é uma certeza do Trump. Assim ele vai fazer isso e isso vai gerar muito dinheiro pros Estados Unidos. Então ele tá, ele já tem tudo isso mapeado, porque isso vai ajudar a enfim desenvolver toda a economia.
Speaker 2:É aí que ele pretende ser rico e ter um fundo soberano. e aí que história é essa de eventualmente investir para ser uma potencial opção de compra do TikTok, por mais que a gente saiba que essa história tem mil problemas, até o próprio governo chinês que aparentemente não deixa vender o algoritmo, e coisas assim. E aí você fala em de repente ter um país democrático. se fala em de repente ter um país democrático, um país que defende free speech, com um state-run media, assim, uma mídia gerida pelo governo, e o quanto que a gente cada vez mais está chegando de uma realmente tirania. Já tem os oligarcas, as pessoas que somam poderes financeiros, muita riqueza, com poderes políticos que nada mais é do que o Musk, atualmente O próprio Trump, faz.
Speaker 1:É, não é muito diferente do que o Putin fez na Rússia também. Eu acho que, só para deixar clara essa história do TikTok, tem vários contenders, tem vários players potenciais pra comprar, desde o Perplexity até o Project Liberty do Frank McCourt, que eu tive a oportunidade de conversar até pessoalmente lá em Davos.
Speaker 2:Ai conta disso. É, isso é bem interessante.
Speaker 1:Podemos, podemos. O Frank McCourt é um bilionário americano que criou há cinco anos atrás o Project Liberty, que é um projeto que ele pretende devolver à internet aos benefícios originais que ela propunha pra humanidade. Quando a internet nasceu, gente, nos anos 80, lá no CERN em Geneve, onde tem lá aquele acelerador de partículas, onde tinham muitos cientistas e o CERN, tim Berners-Lee estava lá eles criaram a internet como uma ferramenta de pesquisa, de conexão acadêmica. Então os pesquisadores ficavam todos interligados, conseguiam trocar informações sobre enfim trabalhos que eles estavam publicando, pesquisas que eles estavam fazendo. Então ela tinha esse cunho de conexão e troca de informações.
Speaker 1:Né Foi só no final dos anos 90, ali no meio dos anos 90 para o final, depois de 95, 96, que a internet passou a ser um ambiente comercial. Até então ela só era troca, leitura, informação. Né Ela passou a ser um lugar onde as empresas podiam ganhar dinheiro. No final dos anos 90 só, e aí, no início dos anos 2000, começaram as redes sociais. Se a gente fosse pensar em três momentos da internet, mais ou menos seria isso. E o que o Sir Tim Berners-Lee, que até hoje vai em todos os festivais. Eu encontrei ele já no Web Summit em Davos duas vezes. Ele sempre vai nos festivais, como hoje, um porta-voz de vários movimentos.
Speaker 2:Eu aprendo muito com essa mulher. Ela é muito poderosa, que conhece todos esses caras.
Speaker 1:Vai, pausa, pausa pra projetar um pouco gente, me controlei, ele é muito…. O Sir Tim Berners-Lee é muito fofo. Já tenho até selfie com ele, que você sabe né Que eu sou a cafona das selfies, eu tenho selfie com ele E ele é um cara que hoje gasta o tempo dele indo nesses lugares. Ele tem Parkinson, inclusive, e é um cara enfim que luta até com algumas questões de mobilidade e de comunicação pra abrir os olhos das pessoas sobre os rumos que a internet tá trilhando. Ele é super contrário a esse uso que a internet acabou assumindo por causa das big tech. Essa questão da privacidade dos dados dos consumidores serem explorados enfim, toda essa narrativa de que nós somos o produto da internet, nós não somos usuários efetivos. E essa mesma bandeira, essa mesma causa do Sir Tim Berners-Lee eu falo Sir porque ele é Sir mesmo, ele recebeu esse título é abraçada pelo Frank McCourt, que criou esse Project Liberty pra tentar resgatar a internet das garras da Big Tech e tentar fazer com que ela realmente seja usada em benefício da humanidade.
Speaker 1:então tem vários defensores dessa ideia e ele tem esse projeto, que é uma coisa assim, às vezes até um pouco utópica, assim de como chegar lá, mas ele viu na compra do TikTok uma oportunidade de acelerar esse processo, então foi muito interessante assim, porque ele vai estar no SXSW esse ano inclusive. Ele está nessa super campanha pra tentar comprar o TikTok. Eu vi ele no Web Summit ano passado e em Davos agora, e a ideia deles é criar um TikTok 2.0, uma nova versão do TikTok descentralizada baseada em blockchain. Mas o que que é interessante, porque que eu queria te contar isso porque o algoritmo não vai ser comprado.
Speaker 2:O governo chinês não deixa que nesse pacote entre o algoritmo, Então o TikTok vai ser criado do zero.
Speaker 1:Então, na entrevista que o Nick Thompson, nosso muso, que é o CEO da Atlantic, fez, com o Frank.
Speaker 1:McCourt Amamos. Na entrevista que ele fez com o Frank McCourt agora em Davos, ele fez a pergunta que eu tava louca pra fazer assim mas o que é o TikTok? sem o algoritmo do TikTok, né Tipo. Ele se tornou o que ele é por causa desse algoritmo, que foi tão revolucionário que todas as outras redes passaram a replicar o modelo de feed do TikTok, e ele não tem muito uma explicação pra isso. Eles acham que esse novo protocolo de um TikTok 2.0, que ele acha que deve ser o de todas as redes daqui pra frente, inclusive o Blue Sky tá indo nessa linha e tudo mais é totalmente descentralizado, baseado.
Speaker 1:Você pode carregar os seus dados. Você pode escolher que dados você quer dar visibilidade, que dados você quer que ninguém veja. Você pode escolher pra quem que você quer abrir certos dados. Você tem uma, você possui os seus dados. Você tem uma carteira de dados, como se fosse assim, uma carteira de seus dados, e você usa ela, inclusive pra vender seus dados. Se você quiser, pra alguém que vai pagar para ter acesso aos seus dados, uma farmacêutica que quer saber seus dados de saúde nos últimos cinco anos porque ela está fazendo uma pesquisa, você vai poder vender esses dados para essa empresa.
Speaker 1:Você tem lá seu Apple Watch, você coleta uma porção de dados. Aqueles dados valem alguma coisa, então aquilo pode ser usado como uma moeda também de troca. Então tem várias possibilidades nessa nova, nessa Web3, que na verdade a gente está falando. Isso tudo é Web3. São novos modelos de rede social em que não é um sujeito, não é um Elon Musk no X, não é um Mark Zuckerberg na meta que vai decidir que perfil que pode ser banido ou que pessoa que pode falar e que pessoa que não pode falar.
Speaker 2:É totalmente outra lógica e eu acho que não sei se a gente chegou a comentar aqui ou não, porque eu já não sei que conversas foram aqui. Já tô ficando véia, né gente, é muito tempo de juventude eu também fico confusa, mas eu lembro que a gente já falou sobre isso. Eu não sei se foi no nosso grupo no WhatsApp no podcast.
Speaker 1:Eu não sei se foi no Trend Talks da semana passada na Oxygen que eu falei isso. Ah bom, você ainda tem isso, ainda tem isso.
Speaker 2:Não, eu assisti o Trend Topics. Aliás, foi incrível, mas eu fui até estudar um pouco isso quando começou esse negócio. Né Que esse Blue Sky ele usa um protocolo que chama esse protocolo AT. Até abri aqui pra lembrar né Que é esse protocolo meio padrão, aberto. Então é meio que essa ideia realmente que você tava comentando, né De você, e eu acho que um paralelo até é assim, quando você fala em SMS e em e-mail, eles são meio que protocolos de envio de mensagem. Ninguém é dono do sistema de e-mail do mundo, né Ninguém é dono do sistema de mensagem. Você tem as operadoras, você tem os provedores, mas ninguém é dono disso. O WhatsApp tem um dono, que é a meta, né O TikTok tem um dono. Então a ideia é assim como que você consegue ter um protocolo que você pode de produtos diferentes acessar. Então de repente eu estou usando o Blue Sky, mas eu estou falando com você e você não está usando o Blue Sky, você está usando um outro E você, como usuário, define como você quer que as suas informações sejam ranqueadas, sejam lá. Como o algoritmo funciona.
Speaker 2:Não, eu quero um timeline aqui. Eu quero um feed cronológico por timeline. Não, eu quero um por relevância. Não, eu quero um feed cronológico por timeline. Não, eu quero um por relevância. Não, eu quero um por…. Agora, isso tira o poder das empresas que vendem isso como mídia.
Speaker 1:Com certeza, E tudo muda. A forma como as pessoas vão ser vistas, toda a lógica do influenciador, tudo isso muda completamente. É uma outra experiência, é uma outra interação, outro tipo de interação. Então tô muito curiosa O Trump deu 75 dias, se não me engano, pra solução, pra uma solução pro TikTok. Então tem várias empresas e pessoas no páreo pra enfim comprarem, assumirem o que vai ser Então eu espero qualquer coisa Entre elas quem, quem? O próprio.
Speaker 2:Elon Musk.
Speaker 1:Claro, claro.
Speaker 2:Que aí é desespero total.
Speaker 1:Eu saio correndo na rua de desespero sério é, eu acho que assim tudo pode acontecer e nada pode acontecer. então assim a gente está diante de um governo onde as coisas são absolutamente imprevisíveis e assim o que está acontecendo lá, por isso que acho que a gente está falando tanto aqui, repercute em milhões de coisas aqui, em milhões de pequenos negócios. Acho que a gente está falando de tarifas, então isso vai mexer com cadeia de suprimentos, de comida, de peças, então isso vai afetar o mundo inteiro. Acho que a questão das redes sociais, o que vai acontecer com o TikTok também vai acabar impactando todas as redes que a gente conhece. As determinações do governo americano sobre diversidade, equidade e inclusão Vários programas estão sendo desmontados.
Speaker 2:né É algo de que o Trump se orgulha muito, ele se orgulha muito de estar baseando de novo os Estados Unidos em meritocracia.
Speaker 1:Ele disse isso já em alguns discursos, várias vezes São palavras dele. Nós voltamos a ser uma nação meritocrática E isso obviamente está impactando as empresas de uma forma direta. Então hoje, essa semana, o Google também cancelou seus projetos de DI. Hoje eu li que a Accenture cuja.
Speaker 2:CEO é uma mulher, a Julie.
Speaker 1:Sweet. A Julie Sweet é uma mulher. A CEO também avisando que eles estão.
Speaker 2:Eu postei e depois vi que você postou e você pô até você. Julie é e?
Speaker 1:achei tão interessante porque os americanos estão ficando muito essa coisa da narrativa da até você, julie É. E achei tão interessante porque os americanos estão ficando muito Essa coisa da narrativa da comunicação feita pro entretenimento. Eu sou super fascinada por esse tema, né, e eu tenho visto os termos que estão sendo usados. A Julie Sweet, em entrevista ao Financial Times que publicou essa notícia de que eles estavam descontinuando os projetos de DEI deles, né da Accenture Global, ela usou o verbo we are sunsetting our initiatives. Sunset no sentido de pôr do sol. Então, se a gente tá Não sei nem explicar em português como é que você define sunsetting Apagando.
Speaker 1:Eu tô buscando aqui na minha mente A gente tá entardecendo.
Speaker 2:A gente tá entardecendo.
Speaker 1:Anoitecendo os nossos esforços de DI. A gente tá rindo aqui. mas assim, gente, é porque é tão absurdo né que a gente volte pra 2018, assim 2017, muito antes do George Floyd, muito antes do Me Too, como se a gente não tivesse aprendido e evoluído tanto nesses últimos anos, né Enfim.
Speaker 2:Então temos isso. Né Temos essa outra coisa que é um país deficitário doodindo dessa coisa de forma louca. Por outro lado, o Trump prometendo um fundo soberano para participar disso tudo, e se for participar vai ser protegendo os milionários, os bilionários. Provavelmente não vai ser em pró de um Blue Sky ou alguma coisa assim, porque no fim do dia é Money Talks nesse mundo E tem quando a gente fala em dinheiro. Acho que um outro tema, até que a gente ainda fala um pouco aqui que são as coisas que estão acontecendo que são benefícios para o Trump. Então aqui né que são as coisas que estão acontecendo que são benefícios pro Trump. Né então o Trump, esse assunto de novo meio que se perdeu, né nesse, nessa inundação, usando o seu termo, aí que são as memicões, né então o Trump e a Melinda lançaram não a Melânia.
Speaker 1:Melânia errei é do outro.
Speaker 2:Errei a Melânia, a Melânia errei é do outro, errei a Melânia, entendeu lançaram moedas e o que isso permite é que e a dinâmica do que eu entendi teve num sábado um e-mail da newsletter do meio super bom explicando um pouco tudo isso e a dinâmica que eu entendi me conta também. qual que é a tua percepção é que essas memicões né são moedas né de cripto tokens, que são lançadas com base em qualquer coisa Uma super famosa foi a do Doge, né, que era de um cachorrinho ou alguma coisa assim, né não sei se coreano ou algo assim Shiba Inu também Tem várias.
Speaker 2:É, tem várias, mas quer dizer doge, porque tem tudo a ver com esse negócio, com o Trump, até uma brincadeira com isso e uma menção a isso. Mas é como se eu, a gente né Deia, vamos lançar a nossa moeda do duplo clique. Entendeu, a gente lança aqui a moeda do duplo clique e daí de repente se tem um monte de gente comprando essa moeda, essa moeda valoriza E obviamente quando a gente lança, a gente põe uma parte pra vender e uma parte pra ficar com a gente. Então, se essa moeda valoriza e a gente vende essa moeda, a gente ganha dinheiro com isso. E aí se tem um monte de gente interessada em decisões que a gente pode ter uma certa troca aí né De favores que vai passar por debaixo do radar Ainda mais agora, né Que tem lá na parte toda de cripto, né David Sachs, sec, tudo isso Uma galera muito mais pró-cripto. Você consegue, é uma forma de você conseguir enriquecer mais ainda o Trump sem ninguém conseguir traquear isso.
Speaker 1:É, a gente falou rapidamente disso em um podcast eu acho anterior em que esse MemeCoin dele da Melania é tipo um souvenir. As pessoas não compram com a expectativa de fazer um investimento em um ativo, elas compram porque aquilo é uma forma de apoio. como você vai para um lugar bacana e você traz uma imã de geladeira, é uma geladeira que vale só que quando todo mundo compra, aquilo vira, começa a ter um certo valor. eu não entendo, eu não acho que isso vai ter um valor de revenda, eu acho que esse é um enfim, um token que vai passar provavelmente assim à medida que a popularidade dele diminuir, ou algo assim. Porque a gente tem essa possibilidade. né Eu estava conversando essa semana com alguns empresários também de inovação e a gente tava tentando avaliar, né Existe uns 30% de possibilidade dessas medidas malucas, dessa gestão maluca do Trump dar certo, a gente não tá vendo agora um monte de gente achando que o Milley tá consertando a Argentina. né Depois de um ano todo mundo ach que o Milley está consertando a Argentina. né Depois de um ano tudo achava o Milley louco e tal.
Speaker 1:Agora vem a turma do mercado financeiro dizendo não, mas para para olhar, observa o que ele está fazendo na Argentina. Ele está resolvendo lá a questão econômica e tal. Então existe uma chance, existe uma probabilidade, ainda que relativamente baixa, uma probabilidade ainda que relativamente baixa, de que essas medidas do Trump desenvolvam a economia, destravem um crescimento absurdo nos Estados Unidos e nos países com que ele coopera. Mas existe uma outra ideia, com uma probabilidade também razoavelmente alta, de ele criar realmente inimizades e quebrar acordos que vão gerar uma grande resistência a ele. E aí a gente É muito cedo.
Speaker 1:O resumo disso tudo é que faz três semanas que ele está no poder. É muito cedo para a gente analisar e tentar prever o que vem pela frente. Acho que temos que manter as opções abertas. pode dar super certo em algumas coisas, pode dar super errado em outras, e a gente tem que observar os movimentos. Eu li essa semana um artigo que me deixou muito chocada também, que falava que nunca era um artigo da Bloomberg, do editor de opinião da Bloomberg, que dizia que o mundo tem três imperialistas no poder Trump, putin e Xi Jinping. São três imperialistas, ou seja, eles querem crescer por anexação de territórios, por invasão de outras nações soberanas é a maneira como eles operam E que, mais do que entrar em guerra, eles provavelmente vão fazer um acordo e cada um fica com um pedaço do mundo. olha que interessante o Putin fica com a Europa de alguma forma.
Speaker 1:Já é um pouco o que acontece o Xi Jinping com a Ásia o Xi Jinping com a Ásia e o Trump com as Américas e que os três conseguiriam viver em harmonia um com o outro. o Xi Jinping com a Ásia e o Trump com as Américas, e que os três conseguiriam viver em harmonia um com o outro, cada qual no seu quadrado. Interessante essa tese, né Fiquei bem impactada.
Speaker 2:fiquei reflexiva, não interessante e extremamente impactante colocar eu não vou falar do Trump, mas colocar o presidente dos Estados Unidos na mesma categoria que o presidente, que o Putin e o Xi Jinping, que são realmente.
Speaker 1:São métodos muito parecidos. Não são líderes democráticos.
Speaker 2:O que o Trump está tentando fazer, eu concordo, está super ligado a isso, mas é impactante. E aí eu não sei se você viu uma matéria e um vídeo que teve no New York Times estou até tentando lembrar o nome aqui mas que falava um pouco dessa estratégia toda que o Trump está fazendo, que é tudo uma estratégia e da importância das pessoas. Não acreditarem nisso. Teve uma série de matérias que estavam falando cadê os democratas, cadê a oposição E falando puxa, os democratas não estão nem conseguindo reagir, a oposição não está conseguindo reagir. Uma inércia enorme É o flood zone Eles estão completamente apopléticos.
Speaker 1:Está funcionando, está funcionando, eles não conseguiram nem se organizar. É tanta uma inundação mesmo, né É tanta coisa que eles não estão conseguindo dar conta de se reunir, de organizar e priorizar as reações, porque são muitas coisas pra você reagir, né São muitas pautas pra serem combatidas E eles não estão conseguindo se organizar. Eu acho que em algum momento… Vira um barata boa. Né V conseguindo se organizar. Eu acho que em algum momento Vira um barata-voa.
Speaker 2:Né Vira um barata-voa, Mas acho que em algum momento os democratas vão conseguir se organizar.
Speaker 1:Vai haver aí uma liderança. Vão emergir talvez novas lideranças? né Eu acho curioso que a Kamala Harris, por exemplo, perdeu muita visibilidade. Ela desapareceu praticamente agora. Nas últimas sumiu e me lembra uma outra história muito parecida no Brasil. Você não acha que parece um pouco Simone Tebet? pra mim lembra muito uma magnitude bastante diferente, mas sim mas uma mulher que surgiu, que podia fazer a diferença.
Speaker 1:Ela era super competente, atraiu muitos apoios importantes de pessoas com influência no cenário político, na elite econômica brasileira também e da mesma forma como ela surgiu, tá lá no governo do Lula hoje em dia, mas a gente pouco ouve falar dela.
Speaker 2:Mas concordo disso, da Kamala, mas a gente continua tendo essa percepção de que eles realmente desaparecem. Não tem ninguém personificando isso E aí eu acho que quando eu penso em oposição a isso, tem esse lado do governo e até de proteger a democracia americana, esse Estado, esse rule of law, as leis e tal. E uma coisa que esse artigo do New York Times chama um pouco a atenção. É assim o que as pessoas não podem é acreditar no que o Trump está falando, porque o fato dele falar que vai fazer isso ou vai fazer aquilo não quer dizer que ele vai efetivamente fazer, porque existe o poder judiciário. Está tudo acontecendo tão rápido que as pessoas ainda não conseguiram necessariamente reagir. Mas eu acho que essa semana a gente começou a ver algumas coisas que me deram um pouco de esperança. Então, assim teve um juiz que já suspendeu aquela uma das ordens executivas dos decretos dele de que pessoas nascidas filhas de imigrantes ilegais nascidos nos Estados Unidos não teriam cidadania. Então isso já está sendo questionado.
Speaker 2:Eu acho que, do ponto de vista da sociedade, já teve um protesto pequeno, mas já teve um protesto em cima desse acesso ao sistema de pagamento. Então já começou a ter pelo menos uma mobilização em alguma esfera E eu acho que as empresas ainda estão muito paralisadas porque todo mundo está com medo de uma retaliação do governo absurda. Então eu acho que isso é uma coisa que está também assustador Muitas empresas que se posicionavam antes e tal, está todo mundo meio jogando jogo, não veja bem, ficou todo mundo agnóstico, flexível do ponto de vista ideológico e tal, porque no fim do dia tem que defender o interesse dos stockholders e stakeholders. E tem aí a mídia que eu acho que agora tá começando a se articular, né, e vê assim a Wired indo atrás de quem são as pessoas do Doge, o New York Times fazendo um monte de coisa.
Speaker 2:Eu acho que a gente tá começando a ver isso e os outros países que também no começo estavam muito assim não quero brigar com os Estados Unidos e tal mas que agora estão começando também. Então, comentário final aí pra gente encerrar e continuar na semana que vem muito bom, nesse ritmo os nossos podcasts?
Speaker 1:enquanto o Trump tá no poder, a gente vai ter que fazer podcast de 3 horas, né vamos ter que mudar aqui o nosso Jesus e mais legal é que assim a gente fica escolhendo outras pautas, né?
Speaker 2:você me mandou um artigo super interessante o que faz mais mal, álcool ou margonha ou não sei o quê?
Speaker 1:Aí, de repente a gente é devorado.
Speaker 2:Entendeu, mas não é possível, né Esses assuntos vão ter que dar uma esfriada em algum momento E vocês podem sugerir assuntos pra gente, né? Eu acho que Qual é teu Instagram Deia?
Speaker 1:Arroba andreajaner e o da Oxygen é huboxygen.
Speaker 2:Mas vocês podem escrever pra Andréia pelo Instagram ou no meu Instagram, o meu é ferbelfor__tribudemarketing. Daqui a pouco eu vou ter que virar ferbelfor__duploclique, né, mas tudo bem Vamos chegar lá, eu nem tô mais fazendo podcast da tribo. mas tudo bem Ficou.
Speaker 1:Vocês podem mandar ideias de tópicos que vocês querem que a gente comente, né Dé a gente comente, né Dé É, a gente tá pensando de repente abrir perguntas que as pessoas podem mandar por WhatsApp, por áudio, e depois a gente responde aqui. Vamos ver, vamos ver como é que evolui aí os nossos próximos capítulos.
Speaker 2:E assim agradecendo todo mundo que tá ouvindo a gente até aqui. Né, eu acho que a gente Estamos no quinto episódio do Duplo Clique, então conseguimos completar aí um mês e acho que a gente tem algumas coisas já super legais. Eu tava até compartilhando com a Deia de que a quantidade de países e cidades, o alcance que a gente tá tendo, que é super grande e acho que isso que vale a pena e que é muito legal. De podcast o alcance é enorme e é uma mídia que de repente tem gente que tá ouvindo um aí, tá ouvindo dois, é gente que manda mensagem e fala nossa, descobri o podcast. Já ouvi três aqui, um em seguida do outro.
Speaker 1:Ah, é muito legal. Eu queria agradecer todas as mensagens que a gente recebe. Eu recebo muito quando a gente faz post ou faz story. as pessoas escrevem coisas muito legais. Então obrigada pela companhia, obrigada por quem compartilha aí, por compartilhar, por enfim fazer votar lá, botar estrelinha. Tudo isso ajuda muito a gente nesse projeto que a gente faz por amor.
Speaker 2:Então é só isso mesmo, exatamente puro amor. Obrigada, gente, é isso aí.
Speaker 1:Um ótimo fim de semana pra todos E nos vemos semana que vem com a Fê em Chicago. Vamos ver que horas a gente vai conseguir encaixar essa gravação aí, mas vai sair.
Speaker 2:Não, a gente vai e eu vou estar no quentinho, né? Porque hoje de manhã tava sensação térmica de menos 14 graus. Então acho que eu vou ficar bem feliz de ficar trancada em algum lugar gravando com vocês. Super obrigada pessoal.
Speaker 1:Obrigada gente, até a semana que vem. Obrigada, amigui, beijo Tchau, tchau.