Duplo Clique
A Andrea Janer da Oxygen, e a Fernanda Belfort da Tribo de Marketing, são duas amigas apaixonadas por lifelong learning. Toda semana, elas se juntam para dar um Duplo Clique nos principais temas de tecnologia, negócios e tendências. Conversas gostosas e descontraídas, mas cheias de conteúdo para você ganhar repertório e estar sempre atualizado.
"As opiniões expressas aqui são estritamente pessoais e não devem ser interpretadas como representativas ou endossadas pela Salesforce, empresa onde a Fernanda Belfort trabalha."
Duplo Clique
#29 O Deadline das Tarifas, Lula em Alta no Exterior, Magnitsky e Moraes, COP30 Sob Pressão, e o ChatGPT Study Mode
Use Left/Right to seek, Home/End to jump to start or end. Hold shift to jump forward or backward.
As tarifas comerciais anunciadas por Donald Trump sacudiram o cenário geopolítico global esta semana, com o Brasil recebendo o tratamento mais severo: uma sobretaxa de 50% que supera todos os outros 68 países afetados. O que torna este caso particularmente significativo é a motivação explicitamente política por trás da decisão, sem qualquer justificativa econômica válida – algo que economistas como Paul Krugman classificam como completamente fora dos parâmetros legais do comércio internacional.
Surpreendentemente, essa pressão americana teve um efeito colateral inesperado: o fortalecimento da imagem do presidente Lula. Sua postura de resistência catalisou um aumento significativo na sua popularidade doméstica e projetou sua figura no cenário global como um dos raros líderes dispostos a enfrentar Trump. Importantes veículos internacionais como New York Times, Financial Times e CNN destacaram sua posição, conferindo-lhe uma relevância internacional que há muito buscava. A questão agora é se este capital político resistirá quando as consequências econômicas das tarifas começarem a se manifestar.
Na esfera ambiental, a realização da COP30 em Belém enfrenta sérios questionamentos logísticos, com 25 países solicitando formalmente mudanças devido à falta de infraestrutura adequada. Com hospedagens chegando a 700 dólares por noite e motéis sendo adaptados para receber diplomatas, o evento expõe contradições fundamentais: um encontro sobre sustentabilidade gerando especulação imobiliária e até desmatamento para melhorias estruturais. Apesar das críticas, o governo brasileiro mantém a decisão de realizar o evento na cidade amazônica, prometendo intervir para reduzir os preços abusivos.
- Links:
In recognising Palestine, Britain and France won’t advance peace
Hamas Wants Gaza to Starve - The Atlantic
Trump/Brazil: Delusions of Grandeur Go South
Alexandre, Magnitsky e picanha barata | Ponto de Partida
- Acompanhe mais com a gente:
Oxygen Club - Andrea Janér
Tribo de Marketing - Fernanda Belfort
"As opiniões expressas aqui são estritamente pessoais e não devem ser interpretadas como representativas ou endossadas pela Salesforce, empresa onde a Fernanda Belfort trabalha."
Introdução e notícias da semana
Fernanda BelfortEu sou a Fernanda Belfort , eu sou a Andréa Janer , e bem-vindos a mais . Um Duplo Clique E aí Déa , o que a gente tem de Roundup para hoje Me conta .
Andrea JanérPois é , infelizmente a gente vai ter que falar bastante do Trump . Né Porque mais uma semana em que ele foi uma das figuras mais midiáticas aí da semana , a gente começa com uma história pitoresca né de que ele vai fazer uma reforma na Casa Branca , algo inédito . Assim faz muito desde 1948 que a Casa Branca não sofre nenhum tipo de alteração , não tem nenhuma reforma , e ele decidiu que ele vai fazer um salão de baile .
Fernanda BelfortTipo 80 anos depois , né vamos fazer um salão de baile . Acho bem , é por que não né , por que não ter né um salão de baile , porque a gente está num momento né de não é um momento de corte de custos , né de não é um momento de corte de custos né de Big Beautiful Bill de tirar dinheiro , né de todo mundo , né Das agências cortar dinheiro das agências , né por que não Vamos gastar dinheiro nisso acho super prioritário .
Andrea JanérEntão , prioridades né . Ele vai fazer um salão de baile de 200 milhões de dólares com capacidade para 650 pessoas , de dólares com capacidade para 650 pessoas , dizendo que nenhum presidente americano antes dele era bom de salão de baile . Juro essa frase entre aspas porque ele falou exatamente assim Nunca houve um presidente que fosse bom em salão de baile , de festa , de receber , entendo Enfim Que é o papel do presidente , é tipo os reis né de receber . Entendo enfim que é o papel do presidente .
Fernanda BelfortRealmente é tipo os reis franceses a monarquia antes da guilhotina vinha acabar com todo mundo querendo ou perguntando mas se eles estão passando fome , porque você não dá brioche pra eles ?
Andrea Janéré tipo essa mentalidade e que tem tudo a ver com essa maneira como o Trump se vê com uma postura meio monárquica , ele tem essa coisa meio imperialista . Ele na verdade contraria uma postura comum a todos os presidentes anteriores , que se preocupam em manter uma imagem mais austera de seriedade , de sobriedade , até porque o uso dos recursos é algo que mexe diretamente com a opinião pública sobre o governo . Eu acho que ele fazer isso realmente demonstra que ele não está nem um pouco preocupado com os cortes que ele está fazendo em outras áreas importantes do governo e que vai fazer o salão de baile pronto . Né , eu acho que isso é bem uma coisa , bem Trump . E outra coisa curiosa dele que eu queria trazer essa semana no Roundup foi uma .
Fernanda BelfortSó um comentário rápido eu que trabalho né passei a minha vida inteira trabalhando em empresa grande tinha épocas que assim , né a empresa tava em crise , a gente estava cortando a verba de marketing , tirando um monte de coisa e tal , e daí vinha um mega VP e tinha uma reunião no fazano do Rio E a gente falava é sério , mega negócio , tinha uma reunião não sei onde E a gente cara porque é exatamente essa inconsistência .
Andrea JanérÉ muito incoerente , isso . Mas enfim , uma outra coisa que aconteceu agora há pouco , enquanto a gente estava preparando aqui o material para a gente compartilhar no nosso podcast , foi uma notícia de que saiu hoje um relatório do Bureau of Labor Statistics , que é o órgão do governo que publica enfim , acompanha o número de empregos gerados todos os meses , que é um indicador importante da saúde da economia americana . Né E agora recentemente hoje saiu esse relatório mostrando que a economia americana gerou apenas 73 mil vagas , o que foi considerado muito abaixo do esperado , né O desemprego subiu a 4,2% , o que enfureceu o Trump . Então , horas depois , ele postou na Truth Social , que é a rede social que ele fundou .
Fernanda BelfortQue é a rede da verdade , né Que é a rede social , porque obviamente ele é o porta-voz da verdade , da verdade .
Andrea JanérDemitindo a Erica McInturfer , que é a chefe desse peru , dizendo que ela teria manipulado os números para prejudicá-lo . Sem prova alguma , ele apenas afirmou que esses números não eram verdadeiros . Esses números foram manipulados apenas para prejudicar a sua reputação . Ele disse com essas palavras Ela apenas fez isso to make me look bad .
Fernanda BelfortAssim , gente é surreal né Tipo .
Andrea JanérEu não gostei do número então você vai ser mandada embora . Exatamente , ela é uma mulher , uma economista de carreira .
Andrea Janérestá há 20 anos no governo , foi indicada pelo Biden , confirmada pelo Senado , mandato de 4 anos ou seja , é uma profissional enfim com um currículo irretocável e aí assim nunca teve nenhuma acusação de falta de credibilidade , nem nada do gênero . Mas enfim , ela agora vai ser enfim demitida por ter contado a verdade . Isso é muito perigoso , né Quando a gente começa a olhar essas evidências , né Quando a gente lembra do que tem sido comentado , né Pela mídia e tal , por essas tendências autocráticas do Trump , né Que só vale a verdade dele , né Só o que lhe convém , né É muito perigoso . Isso tudo é um precedente realmente muito perigoso . Isso obviamente acabou contribuindo para essa queda nas bolsas hoje . Acho que isso pegou muito mal para o mercado e chega a ser um risco político para o Trump também . É o famoso caso do atirou no mensageiro . Né Don't shoot the messenger , aquela expressão americana . Né Exatamente Ele foi contra todo o bom senso , né Atirou no mensageiro , né Don't shoot the messenger aquela expressão americana .
Fernanda BelfortNé Exatamente . Ele foi contra todo o bom senso , né Atirou no mensageiro .
Fernanda BelfortExatamente Dé a outra coisa que foi muito comentada essa semana foi sobre a Sidney Sweeney , ela que é uma atriz que fez , entre outras coisas , white Lotus , mas é uma atriz que está em várias coisas hoje , que fez uma campanha pra American Eagle , e ela fala né que assim , genes são passados dos pais pros filhos e os meus jeans são azuis , então ela faz uma brincadeira de jeans and jeans , né assim de genes e jeans , entendeu , e isso numa menina que tem olho azul , cabelo claro , tudo que tem , e que a diversidade toda que veio do estereótipo da beleza ela acaba sendo o contraponto disso tudo e que é muito também dessa estética do maga , de que mulher tem que ser bonita mesmo e que ser né olho claro e tudo .
Fernanda BelfortE aí isso foi algo que acabou tendo né uma repercussão grande eu lembrei daquela expressão né de dog dog whistle , de que no fim do dia todo mundo que é mais progressista , de esquerda e tal , fica louco da vida porque é o estereótipo da mulher branca , bonita , de olho azul , fazendo um trocadilho de gem azul , de jeans e tudo isso valorizando essa herança . E aí teve gente comentando que não , isso tinha uma narrativa nazista , um monte de coisa , e isso mostra em parte até o que a gente estava falando quando teve aquele caso todo do casal do show do Coldplay . Algumas coisas pequenas podem viralizar na internet e virar uma coisa enorme . Obviamente que os caras não fizeram isso . Eles sabiam que estavam mexendo com um tema polêmico , mas estavam dentro da licença poética do que pode fazer ou não ali né Pra não ser uma coisa realmente agressiva . Mas começou uma discussão enorme , né , dé ?
Andrea JanérSuper Inclusive . A American Eagle tirou do ar o anúncio , acabou cedendo aí a . A gente nunca sabe se essas coisas são feitas justamente pra gerar repercussão e o famoso falem mal . Mas falem de mim . Né muitas coisas . A gente sabe que são jogadas assim pro universo e o importante é clicar , é a pessoa falar da marca , é ficar sabendo que a Sydney Sweeney é que é uma matriz que tá super em alta no momento , né fez um anúncio pra American Eagle , então associa ali com uma marca cool e tudo mais . Então a gente não sabe até que ponto isso foi provocado , foi gerado , mas o fato é que pegou mal . Né muita gente falou que tinha mensagens eugenistas escondidas atrás desse trocadilho , né De jeans e jeans , como se tivesse defendendo Que é uma mensagem eugenista .
Andrea JanérEugenia vem dessa limpeza étnica , né Essa coisa de meio ariana , né De achar que o padrão de beleza ideal é o da Sidney Sweeney , que é loira , tem olho azul , tem os peitos grandes , tem a pele clara E você não falou isso porque é eugenística .
Fernanda BelfortTive que fazer essa piada na quinta série .
Andrea JanérCertamente , certamente vem daí . Será que veio essa conexão na sua mente , mas é um ideal estético que há muitos anos , desde o Hitler , essa coisa da raça ariana , de que é uma raça superior . Acho que , se foi intencional , foi de muito mau gosto , porque traz à tona realmente pesadelos , coisas que a gente já quer esquecer que existem , que existiram . E outros disseram exatamente o que você falou , tipo ai gente , nem tudo precisa virar um campo de batalha .
Fernanda Belfortfoi apenas um anúncio , né foi apenas uma brincadeira , foi um jogo de palavras se não tivesse esse contexto cultural dela ser loira de olho azul no meio desse momento que tá acontecendo , né da volta dessa estética e desse negócio e de saído politicamente correto , todo esse movimento anti-woke que está acontecendo e não teria nenhuma repercussão . Mas dentro desse contexto é provavelmente algo intencional .
Andrea JanérÉ , e as marcas estão testando , testando mensagens , testando conversas , e muitas marcas estão testando mensagens , testando conversas e muitas marcas realmente hoje estão dispostas a ir às últimas consequências para ganhar engajamento , para ganhar seguidores , para ficar na boca do povo . Então acho que saberemos mais sobre isso daqui a pouco . O importante é que o anúncio acabou saindo do ar e até isso é meio engraçado . Né Porque no fim das contas é um tiro super curto , é um esforço rápido . Né Quando a gente fala até de veiculação . Nem acho que foi o caso aqui . Mas quando você fala de veiculação você ainda gasta pouco . Você veicula dois , três , quatro dias , aquilo viraliza e pronto você tira do ar .
Fernanda BelfortGasta né , não gastou nada né , e agora aconteceu né , assim já foi . Pode tirar do ar . Ai , que loucura .
Andrea JanérDesculpe , não tive a intenção , entendeu Tira do ar e já foi né Exatamente Essa oportunidade , mas esse é o nosso roundup de hoje . Acho que foram as notícias que mais marcaram a nossa semana . Teve também aquela situação terrível em Nova Iorque essa semana do atirador que entrou num prédio na Park Avenue com uma arma e acabou atirando e matou quatro pessoas . E até agora está se tentando entender o tamanho do problema de saúde mental desse atirador porque ele estava ali se referindo ao que ele sofreu no passado como jogador de futebol americano . Então ele mirava mesmo a NFL , que ficava nesse prédio .
Andrea JanérNão se sabe exatamente o que ele ia fazer lá dentro , mas possivelmente atirar e matar quem ele encontrasse pela frente . E ele acabou fazendo isso num outro andar , atingindo uma pessoa que trabalhava na Blackstone , que é um grande fundo americano que ocupa vários andares nesse prédio , além de um policial enfim , de uma pessoa que estava no lobby do prédio . Ou seja uma história , uma tragédia que a gente vê se repetir nos Estados Unidos com uma frequência impressionante . Né A quantidade de shootings como esse que a gente vê em escolas , universidades , shoppings e que até acontecem pontualmente em outros países . A Suécia , por exemplo , é um país que tem dois ou três shootings desse por ano . A gente já viu acontecer na Holanda , mas nos Estados Unidos é com uma frequência assustadora .
Fernanda BelfortE aquela coisa . Né , eu tenho a sensação , e que fique claro aqui que não tem nenhuma ciência , não estou comentando nada aqui , nenhuma The Connors da vida , né , mas eu tenho uma sensação que lá tem um problema de saúde mental mais intenso Porque tem um lado que é assim cara , aqui no Brasil tem tanto doido quanto lá . A diferença é que eles não têm acesso a arma . Aqui no Brasil bandido tem acesso a arma , mas não maluco Ou não . Aqui tem menos maluco do que tem lá . Então eu não sei muito bem , todos nós até investigaram um pouco isso , mas claro que existe esse ponto de que é muito fácil comprar mármore nos Estados Unidos . Né Acho que é uma discussão super antiga lá , mas existe essa , essa coisa realmente cultural .
Fernanda BelfortAqui no Brasil você não precisa ensinar ninguém numa escola , numa empresa o que fazer se tiver alguém que entre onde você tá para matar todo mundo . Aqui no Brasil a gente ensina as pessoas , nossos filhos , tudo como reagir ou não reagir a um assalto . Mas não é esse tipo de coisa .
Andrea JanérÉ muito difícil realmente mas é engraçado que dessa vez olha que interessante , dessa vez a gente não viu a discussão sobre porte de armas tomar conta da mídia , como a gente não viu a discussão sobre porte de armas tomar conta da mídia como a gente costuma ver em outros shootings como esse . Sempre que acontece isso volta à tona a discussão sobre porte de armas . Dessa vez não teve . Eu achei muito interessante como o assunto mobilizou ali à noite , acho que foi de terça para quarta-feira foi o assunto principal .
Andrea JanérE depois porque a gente sabe que temos um presidente lá nos Estados Unidos que , enfim , é totalmente defensor dessa política de liberar as armas para a população , acreditando que isso faz com que o país seja mais seguro . Acho que tem milhões de estudos e de pesquisas a favor e contra esse argumento . Sempre tem uma pesquisa para provar algum ponto . A gente sempre fala isso , sempre tem uma pesquisa pró e uma pesquisa contra alguma coisa . Você sempre consegue provar um ponto com algum número .
Andrea JanérMas é algo que nos Estados Unidos realmente é inacreditável que uma pessoa desça de um carro em plena Park Avenue em Manhattan com uma arma na mão ostensivamente não é que ele estava escondendo a arma entre no lobby de um prédio de escritórios e , enfim , atire em todo mundo e isso seja absolutamente . Você está dentro do seu escritório trabalhando na frente do seu computador e entra um maluco desse com uma arma e mata quem ele vê pela frente . É inadmissível e eu acho inacreditável que isso tenha já praticamente sumido da mídia . Teve um pico ali na noite de terça , no dia de quarta e hoje em dia o assunto já é outro nos Estados Unidos .
Fernanda BelfortEu acho isso muito impressionante . Tá bom , mas o flow of the zone lá também tá impossível . né , Porque fora tudo isso voltamos para as tarifas . Daqui a pouco a gente vai falar do Brasil , né , gente , Que óbvio que não dá para não falar do Brasil no momento dessa confusão toda Estamos nessa semana do tarifácio , né O tarifácio vai além do que o .
Andrea JanérBrasil , né Dé Hoje era um dia importante , era o primeiro de agosto , foi o dia escolhido pelo Trump pra que as tarifas passassem a valer . Mas ele acabou , como ele sempre faz , dando um prazinho , um chorinho pros países poderem se organizar de alguma forma . Então a verdade
Trump e seus movimentos polêmicos
Andrea Janéré que tínhamos a data de hoje , o deadline era de hoje , mas vamos ter aí alguns dias a mais . Para essas últimas negociações . Foram 69 países incluídos nesse decreto , nos decretos que o Trump assinou ontem . São taxas muito mais altas até do que ele tinha anunciado anteriormente . A Suíça ficou com 39% , gente , os americanos agora para comprar relógio , para comprar chocolate , não sei como é que esse povo vai fazer , não com Toblerone , né Com enfim os Rolex da vida , como é que os americanos vão sobreviver . Mas enfim . Canadá ficou com 35% , áfrica do Sul 30% também . E o Brasil ocupa o ranking .
Andrea JanérNé Está em primeiro lugar , é a maior alíquota divulgada até agora 50% . Em segundo lugar vem a Síria os produtos taxados em 41% e quem ficou com o mínimo , por exemplo , foi o Reino Unido que tá com 10% . Né se deu bem Mais uma vez ele esticou o prazo pra negociar com o México 90 dias aí para conseguir negociar . Não sei o que a Claudia Sheinbaum tem que ela sempre consegue organizar ali um aumento aí nesse prazo . Ela acha que é muito hábil aí . E a China continua também em conversas , em negociação e tem prazo até o dia 12 de agosto . Então tudo vai entrar em vigor daqui a sete dias , com exceção da China . Esse anúncio derrubou os mercados pelo mundo . Todas as principais bolsas da Ásia fecharam no vermelho com quedas acima de 1% e as bolsas europeias também abriram em queda acentuada Mercados futuros também , indicando o mesmo caminho para os índices de ações nos Estados Unidos .
Fernanda BelfortE lembrando que essa volatilidade no mundo de ações permite que muita gente ganhe muito dinheiro . Né É frequente as notícias de quando , antes de notícias ou coisas assim , tem um volume grande de coisas sendo de alguma forma comercializadas na bolsa e tem muita gente ali próxima do Trump ganhando muito dinheiro com isso , mas antes da gente entrar em Brasil . Até uma coisa que me chamou atenção essa semana eu ouvi um podcast do Scott Galloway , né do Prof G , e eles estavam comentando , né ele e o Ed o quanto que no fim do dia isso continua sendo mídia . O Trump anunciou um acordo com a União Europeia A União Europeia é assim como um bloco de países extremamente importante E a União Europeia aceitou uma tarifa de 15% sobre a maioria dos produtos e prometeu um investimento na economia dos Estados Unidos de 600 bilhões de dólares .
Fernanda BelfortEsse acordo segue o modelo do acordo que tinha acontecido nas semanas anteriores com o Japão , que era um acordo de 550 bilhões de dólares . Esse acordo segue o modelo do acordo que tinha acontecido nas semanas anteriores com o Japão , que era um acordo de 550 bilhões de dólares . Mas o que ele chama a atenção e é uma coisa que a mídia também não tem dado uma ênfase aí na cobertura é que nada foi assinado . Nenhum detalhe foi divulgado .
Andrea JanérE ele já está anunciando que já está resolvido .
Fernanda BelfortE todo mundo nossa , isso foi um grande win para o Trump , isso que o Trump conseguiu . Até alguns veículos e algumas pessoas que costumam ser contrários ao Trump falaram não , mas espera aí nessa . Realmente ele conseguiu negociar uma coisa que é boa . Só que eles estão falando que esses acordos raramente se concretizam . Que o acordo do Japão que foi anunciado , parece que só 1% vai ser de investimento real nos Estados Unidos . Várias outras coisas vão ser empréstimos com juros em favor do Japão . Então no fundo tem muita coisa que é uma grande jogada de mídia .
Andrea JanérMas Fê só pra , só pra te ter um pouco de desculpa , mas sabe que lembra quando ele criou , quando a palavra do ano dos dictionaries americanos lá era o pós-verdade Exatamente concreta , mas aquilo pega , aquilo viraliza , aquilo é o que fica impregnado no imaginário das pessoas . E é essa pós-verdade que esse termo , que não é bem uma mentira , mas também não é uma verdade , é algo no meio do caminho , porque o processo continua . pode ser que ele seja assinado , mas se não for assinado , o que vale é que ele falou né Isso que fica na mensagem que eu vou dizer , que ecoou Que ecoou exatamente .
Fernanda BelfortPerfeito , né É tipo obliterated , obliterated , obliterated , Obliterated , tá obliterated , Mas esse negócio assim né . E na conversa o Scott e o Ed até viram e falam assim cara , o que a gente considera que é um acordo É quando realmente existe algo assinado , com cronograma , com tudo isso que não é um termo . Ele fica nessa imagem vitoriosa de press release sem nenhuma substância e realmente existe aí , de novo , essa manipulação . Quando a gente fala do Brasil é diferente , porque realmente ele foi o único país que ele usou algo político E a gente está tendo uma cobertura enorme . Eu sei que daqui a pouco você vai entrar e falar um pouco melhor dessa cobertura , mas a gente está tendo uma cobertura muito grande em cima desse tema de vários veículos internacionais .
Fernanda BelfortO próprio Paul Krugman fez também um , soltou no blog dele , no Substack , falando que é totalmente legal e ele até vai listando que assim qualquer uma das justificativas legais que ele estava usando antes ele fala tem a seção 201 , que é proteger indústrias contra surtos de importação . Seção 232 , proteger setores essenciais da segurança nacional . Seção 301 , retalhar práticas comerciais desleais , Emergência econômica , que ele mesmo nega que exista . Mas tudo bem . Mas o Paul Krugman fala que nenhum advogado mais ardiloso conseguiria justificar legalmente essas tarifas contra o Brasil , então a gente , e até , enfatizando essas informações , o Brasil não tem uma balança comercial desfavorável para os Estados Unidos . E toda a justificativa usando o Bolsonaro , o papel que o filho do Bolsonaro está fazendo , nisso , tudo é inaceitável para uma democracia e como forma de pressão para a outra .
Andrea JanérNão total . Acho que o que a gente viu essa semana foi notícia no mundo inteiro . Acho que o mundo inteiro está acompanhando esse caso . Claro , as tarifas , como a gente falou há pouco , estão sendo impostas em inúmeros países , mas o que está acontecendo com o Brasil é algo realmente inédito e que está sendo observado com muita atenção por todos os outros países , porque isso pode criar um precedente que inclusive pode funcionar contra os Estados Unidos em algum momento também . Né Eles podem ser vítimas dessa própria armadilha que o Trump colocou , né e eu acho que isso deu criou um efeito muito interessante essa semana , né que foi um aumento incrível na popularidade do Lula dentro e fora do Brasil . Dentro do Brasil ele teve um aumento importante na sua popularidade . Acho que pela primeira vez o seu governo tem mais aprovação do que desaprovação . Então ele subiu nas pesquisas , ele despertou , acho que essa ação do Trump despertou nas pessoas um sentimento quase patriota , assim , né nacionalista , o que aconteceu nos países , né aconteceu no Canadá .
Fernanda BelfortAconteceu , e até países que estavam flertando muito com a direita , próximos de eleições e tal , e que deram um passo pra trás . Então acho que esse não é um movimento novo , mas a ideia , tudo que a gente precisa é ter um candidato que não seja nem o Lula nem o Bolsonaro , né . Gente do Bolsonaro , aparentemente a gente se livrou , mas assim o Lula , deus do céu . Eu só quero ter uma alternativa boa , né Para conseguir tirar o Lula .
Andrea JanérEu não considerava , confesso para você , eu considerava o Lula um pouco carta fora do baralho , porque a aprovação dele
Caso da atriz Sidney Sweeney
Andrea Janérestava baixa . Acho que o próprio governo dele não estava sendo muito bem avaliado . Do ponto de vista econômico , político também ele muito ali , quase que estagnado , não tinha grandes avanços . Acho que tem essa questão , também ambiental , que todo mundo tinha muita expectativa e não aconteceu . E de repente assim ele surgiu , quase como sei lá o salvador da história . Né os jornais , acho que foi muito interessante vê-lo . Por exemplo , ele teve na CNN , no programa da Amanpour , ele foi teve uma matéria importantíssima sobre ele no New York Times e uma no Financial Times mostrando , né posicionando o Lula como um líder global , que um dos raros exemplos de um líder que resolveu enfrentar o Trump . Então acho que nessa história toda ele fez realmente do limão uma limonada . Acho que no mundo em que as pessoas estão o líder , eles estão tentando evitar confrontos diretos , né com superpotências . O Lula descobriu que a resistência lhe trouxe capital político , né essa resistência trouxe um capital político melhor do que a submissão .
Fernanda BelfortEntão acho que E ele que sempre sonhou em ter uma relevância internacional . Né lembra que ele falava que ia mediar a paz entre a Rússia e a Ucrânia a gente falava gente , é sério , vem cá senta aqui com a titia . Não , você não vai , você não tá na mesinha dos adultos , nesse nível bonitinho . Mas agora de repente todos os jornais querem falar com ele . Ele tá sendo de alguma forma , entendeu ? Quer dizer , deve estar se dirigindo .
Andrea JanérEstá brilhando , ele está brilhando lá fora .
Fernanda BelfortVocê me contou uma coisa hoje , quando a gente estava na prep da idade dele , que ele tem a mesma idade do Trump .
Andrea JanérEu fui olhar porque , como eu estava falando , eu não achava mais que o Lula poderia ser uma opção na próxima eleição . Eu achava que ele já estava velho e também estava um pouco desgastado desse governo e tal , e acho que esse episódio trouxe o Lula de volta para o jogo . E aí eu fui lá pesquisar a idade dele ele tem 79 , que é a mesma idade do Trump , que também até pouco tempo atrás estava falando sobre uma reeleição . Ele queria mudar lá a constituição americana pra ele poder disputar mais um mandato . Então são dois candidatos de quase 80 anos .
Andrea JanérPensa né , e eu acho que vem uma agora passados , né esses , depois que a gente teve esse momento em que o Lula está vivendo essa popularidade extrema dentro do Brasil , fora do Brasil .
Andrea JanérEu acho que agora , a partir do momento em que as tarifas passarem a valer aí , vem aí que a gente vai ver mesmo o circo pegar fogo , porque aí tem que entender se o Lula vai conseguir manter esse momentum num cenário que economicamente vai ser mais desafiador . Porque nesse momento , aqui agora a gente está falando apenas do capital político , de como ele se posicionou , da postura que ele assumiu e tudo mais de como ele falou . Ele falou de uma forma muito serena em todas as vezes que ele foi entrevistado ele tem se posicionado bem , falado bem e tal que é uma coisa que eu achei que ele também já não estava mais fazendo ultimamente . Então acho que ele realmente marcou pontos aí . Mas agora que são elas , né agora que o Brasil vai ter que lidar , por mais que vários produtos brasileiros tenham sido isentos aí das tarifas , né as de laranja , coisas que eram muito importantes para o Brasil , vamos ver como é que o Brasil vai se comportar , como é que a nossa economia , nossas exportações vão se comportar depois que isso entrar em vigor .
Fernanda BelfortEntão assim não dá para cantar a vitória também .
Andrea JanérNé vamos esperar para ver quando a coisa vai acontecer .
Fernanda BelfortE voltando um pouco pra temidade , o Scott Galloway , que é zero politicamente correto . Ele tava falando nos Estados Unidos . Obviamente . Né Ele falando ah , o Trump não me preocupa mais , né A própria natureza , a biologia vão dar conta disso . E ele falando que quando ele virou e foi um dos primeiros a falar que o Biden estava muito velho , as pessoas falaram é você é etarista . Ele falou não sou eu que sou etarista , é a biologia que é etarista . Então ele fala cara , é esse cara . Ele falou eu me preocupo com o Jay DeVance , com o Peter Thiel atrás , com tal . Esses caras me preocupam mais . E a verdade é essa , para o bem ou para o mal , quantos anos ainda pode ter ? e acho que passa a ter um risco de ter um declínio cognitivo , que algumas pessoas chegam aos 90 , ótimas , outras aos 70 , já não estão mais . Daí . É um risco muito grande para ter alguém desse jeito e até para também dar um pouco de contexto para quem não conseguiu acompanhar bem as notícias nessa semana .
Fernanda BelfortMas a gente viu os Estados Unidos dando uma série de exceções , inclusive para o Brasil , e com isso eles tiraram o percentual do suco de laranja , aço , petróleo e celulose e o impacto se concentra principalmente no café 30% do café consumido nos Estados Unidos vem do Brasil e da carne bovina , e a carne bovina obviamente vai causar um impacto no setor , mas a carne vai ficar mais barata para o cidadão , a picanha vai ficar mais barata . A picanha mais barata já foi tema de discussão e eleição . Igual o ovo foi nos Estados Unidos o preço do ovo , aqui o preço da picanha , e isso de alguma forma vai ser um ponto positivo pro Lula . E aí acaba tendo um ataque , principalmente um impacto nos bolsonaristas , a galera de agro que é notoriamente mais bolsonaristas , então a galera de agro que é notoriamente mais bolsonarista .
Fernanda BelfortEsses públicos são os que principalmente vão sentir impacto econômico aqui E por outro lado a gente vai ter o Lula fortalecido não só desse ponto de vista patriota , mas também do ponto de vista econômico , uma vez que da forma que o brasileiro sente no bolso algumas categorias vão melhorar . E outra coisa que a gente precisa comentar , que eu acho que é importante , foi o Moraes que foi incluído na lista do Magnitsky . Então todo mundo até brincando , falando que quer ver o Lula falar Magnitsky .
Andrea JanérA gente falou disso . Eu não sei se no podcast passado , no podcast retrasado eu estou já confusa aqui mas a gente falou inclusive . Foi a primeira vez que eu tinha ouvido falar nessa lei . Eu fui pesquisar .
Andrea JanérAchei super fascinante a história de como nasceu essa lei Por causa de um procurado russo e tudo mais E que ela se tornou um instrumento inclusive usado por vários países , não só pelos Estados Unidos , apesar de ela ter nascido lá , mas que é uma lei destinada a casos infinitamente mais drásticos do que uma , digamos assim , divergência política , que é o caso ali do Trump com o Alexandre de Moraes . Né então essa história pegou o mundo de surpresa muita gente repercutiu esse tema né por ser uma medida reservada para ditadores criminosos de guerra , né a primeira vez que um juiz de uma democracia é sancionado sob esse instrumento . Então acho que a questão não é discutir se você concorda ou discorda , ou gosta ou não gosta do Alexandre de Moraes . Acho que ele é uma figura muito polêmica no Brasil , né Ele tem realmente assim fãs e tem assim detratores assim muito extremos . Né , mas eu acho
Tragédia em Nova York e violência armada
Andrea Janérque aqui não é isso .
Fernanda BelfortMostrar o dedo do meio no jogo do Corinthians não ajudou né , amiga , Vamos combinar . Não ajudou né , Mas aquilo também foi uma , Pelo amor de Deus né .
Andrea JanérMas foi uma jogada altamente calculada . Ele fez com a intenção . Foi horas depois dele ficar sabendo disso , então foi muito planejado com certeza .
Andrea JanérMas acho que , independente da gente gostar ou não gostar , eu acho que a atitude do Trump é extremamente perigosa . Acho que abre um precedente muito grave , fragiliza a imagem dos Estados Unidos como um árbitro democrático confiável . Acho que abala a legitimidade de instituições como banco , sistemas de pagamento , plataformas de tecnologia . Acho que mostra que nada é muito previsível quando a gente fala de Trump , e se tem uma coisa que mercados detestam é imprevisibilidade . Então acho que essa atitude do Trump de agir sempre com uma coisa meio intempestiva , de uma forma agressiva , meio arbitrária , sem pesar muitas consequências , né Gera realmente uma sensação de que os Estados Unidos virou realmente uma autocracia , né Odé e o Pedro Doria estava contando né num ponto de partida do meio até quais são as consequências de ser sancionado nessa lei .
Fernanda BelfortEntão você acaba perdendo acesso a cartões de crédito com bandeiras americanas , então Mastercard , visa , coisas , assim . Eles podem não conseguir usar serviços pagos de empresas americanas . Consegue usar os gratuitos , mas assim , ah , eu tenho aqui o backup da Apple , ah , eu tenho o Google e pago não sei o quê , eu tenho o Pro . Parece que essas coisas não conseguem mais se fazer . Bancos onde eles têm contas vão ter que operar com cautela . Então ele vai poder continuar tendo conta no Banco do Brasil . Mas tem algumas coisas de compliance que eles precisam prestar atenção .
Fernanda BelfortEles não podem operar em dólares americanos . Mas olha que interessante . Geralmente quando os Estados Unidos aplicam essas sanções a União Europeia , o Canadá e o Reino Unido automaticamente espelham também essas mesmas sanções . Só que no caso do Alexandre de Moraes isso não deve acontecer E vai ser a primeira vez que o Washington vai aplicar esse tipo de punição de forma isolada E aí provavelmente eles vão poder continuar operando em euro , em outras coisas assim . Então realmente existe aí um uso totalmente atípico para ser muito fofa , Independente da gente , gostar do Alexandre de Moraes , não gostar mas esse tipo de sanção não é para isso e é mais uma vez uma forma de coerção .
Andrea JanérÉ , eu acho que no que tange a liberdade pessoal dele , do Alexandre de Moraes , é claro que quando na medida que envolve a soberania nacional , acho que já é uma outra coisa . Mas no que tange a liberdade pessoal dele , eu não acho que ele esteja muito preocupado . Liberdade pessoal dele , eu não acho que ele esteja muito preocupado . Eu acho que é um preço até pequeno a pagar diante do quão o quão , a imagem que ele está passando de ter sido vítima da lei Magnitsky ele acabou sendo quase que um mártir , digamos assim , de toda essa história E a imagem dele que já estava muito . Ele já era uma figura muito respeitada no exterior . A gente falou aqui várias vezes de matérias sobre ele no New York Times , na Time Magazine , em que ele é considerado talvez uma pessoa que enfrentou as big tech , que enfrentou as redes sociais e que tem essa atitude de fazer com que a lei seja cumprida aqui no país .
Andrea JanérEu acho que isso para ele é um capital político e profissional que para ele é muito maior do que ter que lidar com essas restrições que ele vai ter em pequenos Claro não são pequenos né se ele não puder mais usar o Gmail , não puder usar nenhum serviço de uma empresa americana , mas enfim , tem empresas europeias , empresas de outros países que podem suprir , então acho que ele não deve estar muito preocupado . O que foi interessante , também , que foi divertido , foi ver os memes . Naquele dia a internet estava assim inspiradíssima e tinha histórias , piadas ótimas de frases que ele teria dito , obviamente de brincadeira , falando sobre puxa , agora eu não posso mais comprar meu shampoo nos Estados Unidos , e coisas assim . Então , assim , no fundo , ele acho que sai fortalecido de qualquer maneira de todo esse processo .
Fernanda BelfortPlanejando passar férias na Disney ? eu acho que nenhum desses ministros da STF estão planejando na atual situação dos Estados .
Andrea JanérUnidos . Com certeza ele não deve estar lamentando que ele não vai poder passar o réveillon dele em Nova York e coisas do gênero .
Fernanda BelfortAcho que isso é um preço pequeno a pagar e tem um outro que eu não sei se foi meme ou foi verdade , mas que um deles acho que não foi o Moraes falou ah , sempre temos Paris , querendo dizer não estou nem aí , querido , vou estar feliz indo para a Europa . Beijo obrigada .
Andrea JanérExatamente exatamente . E acho que , falando em Brasil , pegando esse gancho aqui , acho que hoje também a gente teve uma notícia bem impactante que está ainda em desenvolvimento mas 25 países teriam pedido formalmente para a COP30 não acontecer em Belém devido aos problemas de logística que a gente já sabe que desde o início são o grande impasse ali . O governo prometeu uma estrutura para receber delegações do mundo inteiro . Essas medidas não foram implementadas , ou seja a gente está muito atrasado na preparação da cidade para receber um evento dessa magnitude . E assim acho que o ponto principal dessa reivindicação desses países é o custo das hospedagens . Tem hospedagem custando 700 dólares por pessoa por noite . Então vários países estão dizendo que simplesmente não vão .
Fernanda BelfortNé A gente fala desse , né hiperturismo , como é que chama ? Qual que é a expressão ? Over tourism É over né E não sei em português como vai ficar isso . Tudo bem , né , mas desse vamos colocar assim , desse turismo excessivo que penaliza os lugares . Não é uma cidade pra receber uma coisa dessa magnitude e pra fazer tudo que precisa pra receber bem essas pessoas . Provavelmente também tem um impacto que não sei se faz sentido .
Andrea JanérBom , mas , e aí É uma grande contradição , né É uma grande contradição .
Fernanda BelfortNé É uma grande contradição né Tipo o Davos , né Todos os físicos pegam seus jatinhos individuais , vão lá pra discutir como eles podem diminuir a emissão de carbono no mundo . Não é mesmo assim Exato , é uma grande contradição .
Andrea JanérNada faz sentido né . Acho que essa história da COP ela sempre vai simbolizar talvez essa ironia do capitalismo contemporâneo , essa ganância de curto prazo que está sabotando os esforços para salvar o planeta . Então , assim a gente está vivendo uma especulação imobiliária no local enfim , obviamente só quem tem muito recurso pode ir . Então vai ser um evento provavelmente restrito às elites globais , que é a antítese da essência desse evento enfim do que ele deveria ser . Né , e de fato teve uma . Tem muitas críticas de do quanto a própria cidade acabou tendo . Sof cidade acabou sofrendo construções ilegais , houve desmatamento para abrir rodovia . Tudo isso mostra que assim as prioridades realmente foram totalmente as prioridades estão invertidas . Né .
Andrea JanérEntão houve esse pedido e hoje à tarde houve uma reunião para discutir se de fato era o caso de reduzir . Nunca foi , nunca esteve em jogo tirar a COP de Belém , mas o que podia acontecer realmente era reduzir as agendas que iam acontecer lá e transpor vários desses encontros para lugares próximos que têm uma infraestrutura maior e já pronta para receber chefes de Estado , lideranças políticas , ativistas , etc . E acabou de terminar essa reunião e ficou resolvido que tudo vai ser mantido como estava e que o governo vai fazer algum tipo de intervenção para fazer cair o preço das hospedagens , mas que não existe um plano B , que tudo vai ser mantido e a COP30 vai acontecer em Belém , como estava originalmente planejado . Teve um tempo , lá uns 4 , 5 meses atrás , que foi cogitado trazer para o Rio de Janeiro uma boa parte dessas agendas .
Andrea JanérPorque o Rio de Janeiro , uma boa parte dessas agendas ? porque o Rio tem toda uma infraestrutura hoteleira , aeroporto , tudo pronto . Isso chegou a durar ali algum tempo , essa especulação , e depois de novo voltou tudo para Belém E agora acho que tivemos um outro questionamento e na verdade acho que isso prova que o governo não quer abrir mão vai ser lá mesmo .
Fernanda BelfortMas tinha um racional para ir para Belém , que era realmente ir ali para o coração da Amazônia ou para o mais próximo disso possível , para mostrar essa urgência . Então eu acho que esta razão faz sentido , é muito bonita , mas talvez tenha que se redimensionar mesmo o evento E aí , ideia sabe o que acontece ? Eu acho que a hora que não é uma coisa intencional de falar parte vai acontecer no Rio , vai acontecer em outra cidade , o que for começa realmente aí vira economia Quem tá disposto a pagar esse dinheiro , quem não tá , e naturalmente a escassez desalinhada ali , a oferta desalinhada com a demanda , faz com que os preços subam e naturalmente existe uma seleção e se reduz do mesmo jeito . Então eu acho que uma coisa é assumir tudo isso , a outra não , mas talvez a gente chegue no mesmo resultado Agora que com certeza vai ter um impacto inclusive ambiental , além de financeiro , nos participantes , porque acho que isso já é óbvio .
Fernanda Belfortvai , então espero que a atenção que a gente consiga chamar para essa urgência seja maior do que a exploração que vai acontecer da natureza , para que tudo isso aconteça .
Andrea JanérMas assim eu acho que de qualquer maneira , sem querer ser enfim , acho que a gente tem que torcer para que tudo dê certo . A ideia aqui não é tripudiar em cima de um problema , mas assim o mal já foi feito . Né agora , por exemplo , tem uma reportagem ótima The New York Times contando como a cidade está adaptando motéis para receber políticos , lideranças , diplomatas . Né E essa reportagem é irônica porque fala assim o absurdo .
Fernanda BelfortImagina o diplomata europeu num motel de Belém . Jesus , maria José , entendeu .
Andrea JanérÉ um absurdo da situação , então
As tarifas de Trump e o caso Brasil
Andrea Janér, diplomatas , a matéria fala assim . Né O absurdo da situação quando diplomatas internacionais são forçados a considerar acomodações com abre aspas , postes de danças , pole dances , né E paredes com estampa de leopardo . Algo está fundamentalmente errado com o planejamento da conferência . Né Então é uma solução mínimo constrangedora , né Enfim , então vão ter histórias assim para contar por muitos anos , né Os diplomatas que forem ficar nesses motéis de Belém , mas o fato , assim é que o que fica exposto realmente é a falta de planejamento que é muito característica do Brasil . Né Nada de novo até aqui . Né O Brasil teve muito tempo para se preparar , dois anos para se preparar para a COP , não conseguiu . Né então acho que até agora a gente teve , para você ter uma ideia , 36 mil leitos contra os 50 mil inicialmente prometidos . Né , e aí , se você olhar as conferências anteriores , elas ofereciam cerca de 90 mil leitos . Então a gente já estava bem abaixo , já se sabia que a COP 30 ia ser uma COP num escopo reduzido , mas mesmo assim .
Fernanda BelfortJá tinha gente vendo barco , você que está mais próxima desse mundo .
Andrea JanérJá tinha um monte de coisa acontecendo né Barcos são uma solução que está sendo usada por muitas empresas e muitas delegações vão ficar em barcos , porque isso foi mais fácil de transportar até lá E também ninguém quer construir tantos hotéis que depois não tem uso , né Que nem a gente fica com aquele legado da Copa do Mundo , da Olimpíada do Rio , que tem milhões de construções que foram feitas né , ah , isso faz sentido construir um hotel mesmo , né , amiga , você não acha ?
Fernanda BelfortTalvez seja mais útil para a população .
Andrea JanérAi meu Deus do céu , com certeza Bom , e agora indo para o assunto , vamos lá .
Fernanda BelfortAcho que a gente pode aqui assuntos finais , mas a gente falou bastante da guerra em Gaza e do Hamas na semana passada . Eu li dois artigos interessantes essa semana , um da The Atlantic , falando que o Hamas realmente quer matar Gaza de fome ou fazer Gaza passar fome , e até conhecendo que é uma matéria no The Atlantic , que não é uma matéria , não é uma revista muito mais progressista do que qualquer outra coisa , mas falando que essa crise de fome prolongada está acontecendo de forma deliberada , que é justamente a narrativa que o Estado que Israel tem e tudo que é uma forma de gerar uma comoção internacional , pressionar o Israel a terminar a guerra nos termos que fizerem sentido para a Palestina , e que no fim , por um lado está Israel limitando o envio de ajuda mais por decisões ineficazes e polarizadas , mas que a população civil acaba sofrendo . E eles falam que achei uma informação interessante que a maior parte da população culpa o próprio Hamas , que acaba sendo acusado de ficar escondido nos túneis da cidade enquanto o gás é destruída e que o grupo rejeita qualquer solução diplomática , inclusive uma recente proposta de cessar fogo de Israel e Estados Unidos , e se opõe ativamente ao envio de ajuda humanitária , criticando até o lançamento aéreo de alimentos . E interessante também quando eles falam numa segunda matéria que eu estava lendo , essa na The Economist , mas falando que o fato do Reino Unido e da França estarem considerando reconhecer a Palestina , isso vai atrapalhar chegar na paz e não facilitar . Então sei que esse é um assunto que está pegando bastante e o que ele fala nisso é que , a partir do momento que tiver esse reconhecimento , ao invés de promover a paz eles vão estar prejudicando , porque existe um contexto . Aí ele volta para o mesmo tema .
Fernanda BelfortAssim o Hamas e Israel rejeitando o cessar fogo a fome e a guerra toda lá sem solução , aí por outro lado vem essa intenção super declarada . Isso acaba dando um impulso à solução dos dois estados , mas também acaba sendo uma mensagem para pro Hamas e pro povo , né pra quem tá tomando as decisões na Palestina continuarem a guerra Falar opa . Agora a gente tá mais forte , então agora vamos pra cima . Isso faz com que Israel se sinta mais ameaçado E até naquele ponto de partida que o Pedro Doria faz no streaming , na assinatura do meio sobre a Palestina , que até a gente comentou também semana passada , que é super bom , o Pedro Doria até vai explicando o quanto que a direita e a esquerda em Israel está muito ligada ao quanto que você acredita que o Estado de Israel está sob ameaça ou não . Então imagina o quanto a direita se fortaleceu durante todo esse processo .
Fernanda BelfortIsso faz com que o Estado de Israel se sinta mais , ou as pessoas sintam que o Estado de Israel está cada vez mais ameaçado E na hora de ter negociações , de falar da influência futura , se eles reconhecerem agora o Estado , eles vão perder também poder de negociação relacionadas à paz e relacionadas a tudo isso . Então o que ele dá um pouco a entender é acho que esse é o tipo de coisa que só pode acontecer numa situação de estar chegando a um acordo de paz , numa situação não é uma coisa que você possa fazer do jeito que estão as coisas hoje . Claro que o que a população lá está passando não pode , não é uma coisa que você possa fazer do jeito que estão as coisas hoje . Claro que o que a população lá está passando não pode continuar então sem absolutamente tirar o olhar humano de tudo isso . Mas eu achei que são duas matérias interessantes que trazem alguns ângulos diferentes para assuntos que a gente tem falado bastante .
Andrea JanérMuito bom , eu tenho muitos amigos judeus , você também , e isso é uma coisa que a gente ouve deles há muito tempo que realmente a narrativa da grande mídia é sempre explorando essas imagens de Gaza e colocando os palestinos numa posição realmente de vítimas de Israel , quando na verdade eles são vítimas do Hamas . Então acho que isso é uma história que a gente sabe muito pouco . Eu acho então veículos locais , veículos que falam de lá mesmo , do front , publicações que são tocadas por judeus , também trazem esse outro lado que não chega a se tornar mainstream . Essa informação fica muito restrita e o que a gente mais consome mesmo são essas notícias que nos deixam sempre com esse sentimento de que existe uma grande tentativa de colocar o Hamas realmente numa posição de minoria e os palestinos como vítimas do jugo israelense .
Andrea JanérNé eu acho que tem muitas , como dizem , tem muitas camadas nessa história e a gente muitas vezes fica só na superfície , levados por tudo que a gente vê ouve , lê . Né eu acho que essas imagens da fome , elas são muito dramáticas e assim foram mostradas aí , assim de uma forma muito intensa nos últimos , nas últimas semanas . Né a gente liga uma CNN , você liga uma Globo News , você pega um jornal . Essas cenas são muito contundentes e elas estão realmente ali a serviço de uma tentativa , uma campanha quase né de pressão para que a comunidade internacional , os líderes internacionais , tenham alguma atitude como a que o Macron teve . Né chegou num ponto que o Macron tomou uma atitude e agora está tentando convencer outros países a fazerem a mesma coisa , e isso realmente pode ter . É um tipping point , talvez da guerra . Talvez a gente esteja chegando num ponto aqui de uma mudança de rumo .
Fernanda BelfortE no fundo é isso , Essa política . Isso me lembra um pouco o Ian Brenner falando de que no fim do dia não tem mais uma liderança além da selva , Porque se tivesse uma articulação um pouco maior entre Estados Unidos , o resto do mundo e geopolítica , talvez fosse mais fácil ter as alavancas para segurar Israel no que é necessário . Mas está tudo muito complicado . Então eles estão praticamente usando ameaças , Eles estão tentando recorrer a outras coisas , mas é um jogo perigoso . Odea e outra notícia que essa você até que me mandou , né , Mas é a de que a gente tem , acho que uma notícia boa no mundo de IA , de que junto com o lançamento dos agentes , que depois , se der tempo , você pode até contar pra gente que você começou a usar o agente do chat de APT , a OpenAI também lançou um modo que é um modo de estudo , Então é um study mode , e que eles , pela primeira vez uma empresa de IA reduziu intencionalmente a eficiência , a eficácia de um produto em nome de valores humanos e educacionais , E aquela coisa de que hoje a ideia desse modelo é recusar , dar respostas prontas para forçar o estudante a pensar .
Fernanda BelfortEntão contrariar um pouco essa lógica de décadas de inovação que prioriza a eficiência , a conveniência , apresentando a resposta melhor possível para apostar na formação cognitiva ao invés da automação imediata , Então acho que isso é uma coisa super interessante .
Andrea JanérEu acho incrível essa história porque isso também mostra um pouco da OpenAI estendendo seus tentáculos . Assim , né Então já antevendo ou já percebendo um backlash das pessoas , né Com a sensação de Saíram muitas matérias recentemente falando que o cérebro está se desenvolvendo menos ou ele é menos utilizado à medida que a gente usa mais inteligência artificial , então isso obviamente é um risco reputacional para a OpenAI . Né Então , assim , vamos fazer algo para que isso não seja a narrativa predominante . Né Então vamos criar esse produto que traz uma abordagem que eu achei super legal quando a gente foi lendo as definições . Né São perguntas socráticas , então quando o aluno faz uma pergunta , né Realmente né na base da filosofia exatamente Total , total .
Andrea JanérEntão , assim , quando o estudante pergunta , por exemplo , sobre a Segunda Guerra Mundial , né o sistema né o chat de EPT pode responder que fatores você acha que contribuíram para o início do conflito , antes de dar a resposta pronta . Né , então , esse convite a pensar , né O convite a refletir é algo que não estava acontecendo , né Não era esse o rumo que esses elelemos estavam tendo . E agora acho que houve um momento assim de reconhecer que puxa , a gente também não pode tornar todo . Na verdade , a gente vai ter um momento de reckoning assim não vou conseguir falar a palavra em português mas o momento de colocar em xeque todo o sistema educacional , porque se a gente tem as respostas nessas ferramentas , e elas estão cada vez mais perfeitas e cada vez mais redondas , você vai pra escola pra quê ?
Andrea JanérDesde a criança que vai pra escola até o adulto que vai pro o jovem adulto que vai
Desafios da COP30 em Belém
Andrea Janérpra uma universidade . Né A gente vai pra escola , então , pra aprender a não roubar o brinquedo do amiguinho , né Aprender valores cívicos , a viver em sociedade . Então acho que tudo isso a gente vai passar os próximos anos questionando . Vai ser um grande questionamento que vai passar por tudo isso , mas neste primeiro momento a gente também não precisa deixar as pessoas , os jovens , viciados nessa cola , que é usar essas ferramentas .
Fernanda BelfortE eu acho que teve A gente fala isso no Duplo Clique . a gente já comentou , desde daquela estudante que estava processando a faculdade de falar pô , eu não posso usar o chat de GPT como que o professor usa de um monte de coisa , e realmente não coloquei aqui na pauta o estudo em especial , mas houveram pesquisas nesses últimos meses .
Fernanda BelfortTeve uma até que teve uma repercussão muito grande , mostrando que a atividade , assim quando você usa IA para escrever , você tem menos atividade cerebral comparado com quem usa outra ferramenta ou não usa nenhuma . Teve uma que falava isso é até meio óbvio , mas é importante ter uma pesquisa que mostre que isso é verdade , que se você escreve um texto sem usar um chat GPT por exemplo , e minutos depois te pergunta e aí o que você escreveu no texto , quais eram os principais pontos , você lembra , você sabe versus uma coisa que você usou ali , meio que copy-paste do negócio que você não lembra depois . Então acho que essas foram coisas interessantes E eles falam no texto que a frustração é parte do processo de aprendizado E que esse modo de estudo é deliberadamente mais lento E que isso pode parecer frustrante . Então acho que também vai precisar ter formas de nós como pais .
Fernanda BelfortBloquearmos e deixarmos nossos filhos terem acesso apenas a este módulo , porque é óbvio que na hora entre decidir se vai descer para jogar bola , se vai passarcer para jogar bola , se vai passar no shopping ou se vai ficar com o melhor módulo ou mais lento , que vai aprender mais , não pode deixar essa decisão na mão deles . E um ponto que eu acho que é importante ressaltar também que em abril né Anthropic com o Cloud já tinha lançado um Learning Mode semelhante , mas a gente sabe que a penetração da quantidade de usuários que usa a Cloud é imensamente menor . A quantidade de pessoas que usam o chat GPT , então essa acho que vai ser a primeira que realmente vai ter um , vai ecoar mais no mercado .
Andrea JanérNão , e bem assim . Não é surpreendente que a Antropic tenha sido a primeira , porque ela sempre se coloca realmente como essa empresa mais ética e que busca uma IA mais segura . Então acho isso bem interessante ter sido ter vindo deles . Mas acho que outro assunto importante que envolve a Open IA essa semana foi o lançamento dos agentes . Né A gente falou disso rapidamente e eu comecei a usar porque ele vai sendo disponibilizado aos poucos , então algumas pessoas não estão ainda visualizando o agente outros já estão , o meu apareceu uns dois dias .
Andrea JanérÉ o meu , apareceu hoje e eu já passei uma tarefa pra ele porque eu precisava fazer alguns exames que o meu plano não ia cobrir .
Andrea JanérEntão eu ia fazer enfim de forma particular . E é muito que o meu plano não ia cobrir , então eu ia fazer enfim de forma particular . E é muito curiosa assim a discrepância de preço entre os laboratórios . Né , então , como eram 10 ou 11 exames , eu tirei uma foto do pedido médico , subi no chat de EPT e pedi para o agente fazer um orçamento daqueles exames para mim , e aí deixei ele lá trabalhando , fui fazer outras coisas no computador enquanto isso e daqui a pouco ele apareceu com uma tabela em que ele comparava sete ou oito laboratórios eu tinha pedido para ele fazer no meu prompt . Eu pedi para ele fazer uma análise incluindo os laboratórios Fleury , einstein e Alta , mas não somente , então para ele procurar outros laboratórios também . E aí ele me explicou que esses três que eu pedi para incluir não tem os preços dos exames no site . Então para que esses preços pudessem ser avaliados eu precisaria colocar um CPF . Então quando começa a precisar muito de tem traves em que você tem que entrar colocar seu CPF , coisas , assim ele trava e te pede .
Andrea JanérMas ele me deu uma tabela muito boa de preços que variavam enfim de mil reais até sei lá quatrocentos reais . Eu acabei me dando o trabalho de entrar mesmo eu mesma no site desses laboratórios que ele não incluiu na pesquisa . Percebi que eles custavam 2.500 reais e que outros laboratórios faziam por 900 . E minha endocrinologista liberou fazer esse mais barato . Então tá tudo certo , Mas mostra que realmente é um trabalho que teoricamente você passaria pra um assistente , pra um secretário , uma secretária , fazer esse levantamento que ia levar provavelmente sei lá uma hora , e a gente passaria horas fazendo isso , né no meio dessa loucura toda Ou a gente faria isso , Ou você faria no primeiro que você ligou e falaria cara é isso .
Andrea JanérNão tenho tempo né pesquisar preço é um luxo e eu não vou conseguir . Sim , e às vezes você faz no primeiro lugar que aparece porque você não tem esse tempo . Então vai ser um recurso pra todos nós que vai poder realmente fazer pedidos de orçamento , levantamento de possíveis locais pra você fazer um evento , reserva de restaurante . Tudo isso a gente já tinha falado , a gente já sabe , mas agora tá chegando cada vez mais perto , lembrando que daqui a um mês , se eu fosse contar essa história , provavelmente ele já ia estar mais ainda eficiente e eu ia ter uma resposta ainda melhor . E ele terminou a tabela perguntando você quer que eu entre em contato com esses laboratórios e agende para você essa coleta domiciliar , por exemplo , que era o que eu queria ?
Andrea JanérEntão ele vai acrescentando novas etapas e daqui a pouco você vai dar a tarefa e vai deixar uma tela aberta ali . Toda vez que ele tiver uma dúvida ou ele precisar da sua interferência , ele vai te avisar , você vai lá , ajuda a resolver aquele problema e ele vai seguir , vai continuar fazendo o que ele tá fazendo E assim vamos caminhando né em direção ao mundo em que a gente vai ficar finalmente mais produtivo e mais eficiente .
Fernanda BelfortE agora , depois de passar quase uma hora e a gente tem que terminar o episódio , né eu quero ficar falando de agentes Porque eu tenho várias coisas pra contar , mas tudo bem , eu vou resistir . Antes de qualquer coisa , eu queria aproveitar que você falou em exames e eu queria agradecer as várias pessoas que foram imensamente fofas e mandaram mensagem né acho que até muitas até de convívio da Deia , porque quem me conhece e convive comigo há mais tempo já tinha ouvido a minha história do câncer , mas assim eu recebi muitas mensagens lindas .
Fernanda BelfortNossa foram muitas mensagens , muitasuitas Muitas E assim gente , as horas que a gente passa aqui né Deia se dedicando ao podcast e tudo a cada uma mensagem que a gente recebe de alguém valem a pena . Então queria de coração agradecer e falar que o meu exame deu tudo bem , Que Deia , graças a Deus , não acharam nada . E daí o meu irmão lindamente me deu a notícia , que eu confirmei no laudo , que quando não dá nada falam que você só precisa fazer de novo na recomendação daqui a 10 anos . Então o que o meu médico queira fazer daqui a 5 , que seja pelo menos . eu falei , graças a Deus , não vou ter que fazer todo ano .
Andrea JanérJá achei que eu saí no lucro , entendeu , mas graças a Deus , eu fiz tudo bem E você confirmou que o limão ajuda . Limão ajuda , e confirmou que o lim .
Fernanda BelfortMas realmente eu acho que Eu tava no desespero , né gente , porque me bateu cinco minutos . Eu falei preciso fazer esse exame E tinha horário dez da manhã no sábado . Eu fui dez da manhã , mas a dica que o meu médico tinha dado de fazer tipo meio-dia , eu acho incrível , porque eu acho que deixar pra tomar lá o Manitol durante o dia e não atrapalhar a sua noite de sono .
Fernanda BelfortNé sono né porque são esses dois problemas , é que você fica lá né igual uma rainha , por outro lado você também não dorme direito . Então acho que né conseguir separar essas duas coisas , eu acho que já é uma ajuda , que vai ser um aprendizado para o próximo , mas foi super bom , é , mas eu queria também .
Andrea JanérQueria agradecer também porque muita gente mandou mensagens muito legais sobre o último podcast , em que a Fih foi super vulnerável , contou a experiência dela E é nessas horas que a gente fala de coisas mais vulneráveis , que as pessoas né se conectam muito . Então queria agradecer , foi muito gostoso ouvir o feedback de todos vocês aí .
Fernanda BelfortObrigada , e se vocês quiserem a gente fica contando muito mais coisa pessoal , porque isso é muito mais fácil , né Dea , do que descobrir tudo que tá acontecendo com o Tiago . A gente pode super incluir uma parte , entendeu ?
Andrea Janére só pra fechar é a mesma coisa que ter agentes a gente pode fazer um outro .
Fernanda BelfortA gente pode fazer um duplo clique , um whatever , duplo clique alguma coisa .
Fernanda BelfortMas , odé , e o que você tava falando de agente , imagina que o que tá acontecendo agora é que já existem protocolos de como que um agente conversa com outro agente . Então isso vai começar a cada vez mais aparecer . Imagina que no futuro você vai colocar o teu agente pessoal que vai falar com o agente do laboratório , entendeu Lá via MCP , e vai
Conflito Israel-Hamas e diplomacia
Fernanda Belfortconseguir resolver E uma coisa , né que depois a gente pode fazer uns episódios e falar melhor disso , porque além de falar da nossa vida pessoal , vocês também gostam quando a gente fala de tecnologia , que eu sei . Mas ano passado todo mundo falava muito de engenharia de prompt . Né Nossa engenheiro de prompt , engenharia de prompt , agora vamos ter que formar os engenheiros de prompt . Durou muito pouco .
Fernanda BelfortNé Foi um voo de galinha do engenheiro de prompt coitado , porque na ? porque na verdade não é mais total voo de galinha , não é mais engenheiro de prompt , gente , agora é engenharia de contexto . Engenharia de contexto é um guarda-chuva maior que inclui a engenharia de prompt , que é o que a Andrea efetivamente escreveu lá e pediu pra fazer . Mas além disso são as bases de dados que esse agente tem acesso a . Então desde vou pesquisar na internet , vou buscar aqui num reg que eu tenho de PDFs da minha empresa , o que for São . Obviamente tem memória de longo prazo , tem memória de curto prazo , tem várias coisas ali também que entram nisso E tem a parte das ações do que ele efetivamente consegue fazer . Então eu consigo fazer um agendamento , eu consigo entrar num site , eu consigo o que eu consigo . Então tem muita coisa legal . E a gente vai falar de agente muito ainda gente , porque eu adoro esto E aliás trabalho com isso também . Então que bom que eu adoro , porque senão eu ia ter que estudar do mesmo jeito E com isso encerramos , mais um Duplo Clique .
Andrea JanérNos vemos de novo na semana que vem . Agora entramos , acho que num ritmo de novo , né Exatamente .
Fernanda BelfortAgora que você saiu da sua temporada de 30 eventos , quando que vai ser o download de tudo da Europa ? meu amor Pra quem não quiser perder e quiser assinar Oxygen . Boa pergunta , a gente vai ter um no Rio ?
Andrea JanérA gente vai ter um no Rio .
Fernanda BelfortJunto com o Rio Innovation Week Pra comunidade do Rio .
Andrea JanérJunto com o Rio Innovation Week , Que aliás tá incrível . Fica aqui a dica Quem quiser ver nomes incríveis no Brasil , É um line-up realmente de peso Amy Webb , Daniel Goldman , Peter Diamandis E quem E quem Muita gente boa Andréa Janer .
Fernanda BelfortAndré Janer está no Line Up , lá Person . quem quiser conhecer a minha musa em carne e osso pode ir Ai . Fê .
Andrea JanérVerdade , verdade , mentira , vou estar lá também , mas o Rio Novejo Bic tá demais , aproveitem . Não é sempre que a gente vê tanta gente boa reunida no Brasil . E a gente vai ter também uma edição online ao vivo no dia 19 de agosto para os assinantes da Oxygen também , então dá tempo de assinar e ter acesso a tudo isso na nossa plataforma .
Fernanda BelfortE com esse jabá a gente termina a sessão de hoje né Não encerra nada . Todas aquelas coisas que a gente teve que gravar e tava lá a Deia na Suíça , estadéia em Paris , estadéia não sei em que outros lugares mais Londres , sxsw , todos esses eventos juntos vão estar nesses downloads , neste download .
Andrea JanérMas é 4 em 1 , 4 em 1 , 4 em 1 , vai ser assim um exercício de edição assim homérico , mas tudo bem Imperdível , perco por nada .
Fernanda BelfortNão conseguirei estar presente no Rio porque eu tenho que trabalhar pra pagar obra , alimentar meus adolescentes e tudo , então infelizmente não poderei estar lá . Porém estarei no online . Então quem quiser trocar emojis comigo , estarei lá , valeu e com esse bom jogo encerramos mais um duplo clique , exatamente até a semana que vem . E com esse bom favor encerramos mais um Duplo Clique Exatamente . Até a semana que vem Sextou Beijo Beijo pessoal Tchau , tchau .