Último a Decidir

Ep.17 – Vasco Falcão, CEO Konica Minolta Portugal & Espanha

FI Group Portugal Season 1 Episode 17

Use Left/Right to seek, Home/End to jump to start or end. Hold shift to jump forward or backward.

0:00 | 1:00:55

O convidado deste episódio foi Vasco Falcão, Diretor-Geral da Konica Minolta (Portugal e Espanha). Numa conversa pautada pelo rigor estratégico, explorámos os desafios de liderar uma multinacional japonesa em períodos de disrupção tecnológica.

A discussão incidiu sobre a importância da consistência organizacional e da resiliência, demonstrando como a cultura de proximidade e o planeamento minucioso permitem sustentar o crescimento do negócio em contextos de crise. Vasco Falcão abordou ainda a transição para funções de gestão de topo, sublinhando a relevância da delegação e do desenvolvimento de competências transversais.

Por último, o episódio dedicou uma análise crítica à Inteligência Artificial, avaliando-a não apenas como ferramenta tecnológica, mas como um catalisador de mudança social que exige uma requalificação profunda das competências humanas e uma reflexão sobre a longevidade ativa. 


00:00 – Introdução e os 150 anos de história da Konica Minolta
01:50 – Muito além das impressoras
04:02 – O conceito de "Phygital"
06:44 – Liderança e Cultura Japonesa
10:36 – Foco nas Pessoas
14:24 – Resiliência e Humildade
18:07 – Escuta Ativa como Diferencial
22:12 – Disciplina e Gestão de Tempo
26:41 – Desafios da Liderança Jovem
38:04 – O Impacto da IA
49:07 – O Humano como Fator Diferencial
55:40 – Desafio Final: Multinacional vs. Empreendedorismo
58:27 – Longevidade e Propósito 

 Subscreva o canal para mais conversas sobre inovação e negócios!