Ondas Impressas

Evolução tecnológica e novas demandas

September 01, 2021 Tânia Galluzzi Season 2 Episode 14
Ondas Impressas
Evolução tecnológica e novas demandas
Show Notes

De um lado as demandas do mercado, como o fracionamento das tiragens e a corrida pela sustentabilidade, do outro as possibilidades abertas pela evolução de equipamentos e sistemas. No meio, as pequenas gráficas, que, diante da escassez de recursos, têm de ser ainda mais certeiras no momento de investir em tecnologia.   

Essa é a realidade para boa parte das micro e pequenas empresas, que representam atualmente 97% da indústria gráfica brasileira. Nos demais países latino-americanos não é diferente, como afirma o colombiano Carlos Silgado Bernal, especialista em processos gráficos e consultor, convidado deste episódio. 

Ex-editor da revista Artes Gráficas, publicação que chegou a 25 mil exemplares de tiragem, Silgado discute os desafios das pequenas gráficas frente à evolução tecnológica e as novas demandas do mercado.  O especialista aponta as principais tendências desse avanço e como as pequenas gráficas podem tirar proveito disso para crescer.  

Para Silgado, a integração entre a impressão offset e a digital pode aumentar a rentabilidade das empresas na medida em que as torna mais flexíveis. Contudo, investir em digital exige mudanças, sobretudo na visão do negócio. 

Financiamento coletivo
Apoie o Ondas Impressas!
apoia.se/ondasimpressas

Hosts:
Tânia Galluzzi e Hamilton Costa

Convidado:
Carlos Silgado Bernal, especialista em processos gráficos e consultor

Impressão Final
@signoproducaografica
Conecta Verde
11º Boletim Econômico Afeigraf
Prêmio Fernando Pini

Site:
ondasimpressas.buzzsprout.com
Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
Redes sociais:
Instagram -
@ondasimpressas
LinkedIn -
Ondas Impressas
Facebook -
Ondas Impressas

Inscreva-se nos nossos canais