Ondas Impressas

5G, como, quando, onde e por quê

November 24, 2021 Tânia Galluzzi Season 2 Episode 20
Ondas Impressas
5G, como, quando, onde e por quê
Show Notes

No início do mês, o leilão do 5G movimentou a economia nacional. O barulho foi grande, mas há muito a ser feito e as operadoras terão de se desdobrar para cumprir o compromisso de ligar o 5G nas capitais até julho de 2022.   

Para as indústrias, a tecnologia pode significar um verdadeiro salto na medida em que viabiliza tanto um grande avanço na automação e controle de processos quanto o desenvolvimento de novas aplicações. 

Esse é o mote de nossa conversa com Osvaldo Lahoz Maia, gerente de Inovação e de Tecnologia do Senai-SP, e Élcio de Sousa, diretor das Escolas Senai Theobaldo De Nigris e Barueri. A instituição vem se preparando para dar suporte às empresas na migração para a nova tecnologia, inclusive com a formação de uma bolha 5G na escola de São Caetano, onde vários testes estão sendo realizados. 

Ambos conhecem a realidade da indústria nacional e afirmam que será possível sim aproveitar os recursos do 5G mesmo em plantas fabris com equipamentos mais antigos.

Falando sobre as áreas que serão primeiramente beneficiadas pelo 5G na indústria gráfica, Élcio destaca a integração da impressão digital com as soluções web-to-print, os novos usos da Realidade Aumentada, sobretudo nas embalagens, a gestão da produção em tempo real e a manutenção remota. 

Hosts:
Tânia Galluzzi e Hamilton Costa

Convidados:
Osvaldo Lahoz Maia, Senai-SP
Élcio de Sousa, Escola Senai Theobaldo De Nigris

Impressão Final
Grafcast JB,  podcast
HP xRServices
Grupo Bignardi
Painel do Varejo de Livros no Brasil

Site:
ondasimpressas.buzzsprout.com
Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
Inscreva-se nos nossos canais

Instagram -
@ondasimpressas
LinkedIn -
Ondas Impressas
Facebook -
Ondas Impressas
YouTube -
Ondas Impressas