Prelo

Elegância: A Arte de Trabalhar Criativamente

July 19, 2022 Tiago Novaes Episode 62
Prelo
Elegância: A Arte de Trabalhar Criativamente
Show Notes

#062 – Certa vez, há alguns anos, tive de tomar uma decisão drástica para um artista independente: voltar atrás nos compromissos que assumira. Eu tinha pesado a mão. Me empolguei com projetos demais. Disse “sim" demasiadas vezes num intervalo muito curto de tempo. Foi uma lição dura a tomar.

Naquele momento de frustrações e decisões difíceis, eu tive a surpresa de assistir a um contraponto a esta minha bagunça toda.
 
 Dominique Crenn. Dominique é uma chef de cozinha francesa – a única mulher a conquistar três estrelas Michelin nos Estados Unidos, com seu restaurante Atelier Crenn, em São Francisco, Califórnia.
 
 Estava ali, queixando-me dos pratos que tentava equilibrar, derrubando pratos de tempos em tempos, e me deparo com esta mulher que prepara pratos poéticos e precisa servi-los todos os dias e que não pode quebrar um prato sequer. Só tenho uma palavra para traduzir a sobriedade, a placidez desta busca de perfeição, e esta palavra é: elegância. Todo trabalho criativo envolve um certo equilíbrio entre a pressa e o cuidado, entre a solidão e o mundo.
 
 Neste episódio de Prelo, procurando depurar a reflexão desta prática de elegância sobre a complexidade imanente ao trabalho, eu pensei em sete orientações singulares que podem te ajudar a trabalhar de forma ampla e calma, cuidadosa e ambiciosa.

E hoje quero fazer um convite: dia 6 de maio, às 19h, uma segunda-feira, vou coordenar uma formação online gratuita chamada Mínima Linha Infinita – O Caminho do Haikai para a Poesia, ministrada pelo aclamado poeta e editor Tarso de Melo.

Quer descobrir os mistérios da língua?

Então clique no link e garanta a sua vaga: https://bit.ly/poesia-prelo