Prelo

A era das distopias: Margaret Atwood e O Conto da Aia

November 16, 2021 Tiago Novaes Episode 43
Prelo
A era das distopias: Margaret Atwood e O Conto da Aia
Show Notes

#043 – Se você acompanha o canal há mais tempo, já deve ter percebido que não sou muito de falar de best-sellers. Em meu papel de difusor de obras e de professor de criação literária, prefiro dar destaque ao que ainda não foi encontrado pelo grande poder midiático. Pessoalmente, não costumo me pautar pelo que o pessoal tem lido no momento. Neste quesito, sou introspectivo. Acho que a escolha da leitura de um próximo livro deve ser absolutamente autônoma. Isso não quer dizer que eu não leia livros populares. Só não me comovo muito com o apelo da maioria.

Se a lista dos mais vendidos fosse uma festa badalada numa mansão, você teria de procurar alguém realmente interessante na cozinha, bebericando um vinho encostado ao balcão e um pouco deslocado do agito. E é claro que tem sempre alguém interessante numa festa com muita gente. Nos últimos anos, já estiveram na lista a Clarice Lispector, na onda do "Todos os contos". Também já contou com a participação ilustre de Paulo Leminksi, estimulado pela campanha da Cia. das Letras e pela própria popularidade do querido poeta. Lewis Carroll teve o seu momento e também o querido Chico, Fernanda Torres e Veríssimo.

Há algum tempo, encontrei o O conto da aia, de Margaret Atwood. Me rendi ao apelo e fiz uma maratona das três temporadas de Handmaid's Tale. E fui ler o romance.

Se formos analisar essa lista, você verá que Admirável Mundo Novo e 1984 estão quase sempre por lá. O que está acontecendo? Ray Bradbury é popular entre nós. Neuromancer e Philip K. Dick.

Neste episódio, quero conversar um pouco sobre algo que chamo de "A era das distopias" analisando particularmente o sucesso do livro de Atwood, as raízes históricas da criação de seu universo; faço comparações entre a versão literária e a audiovisual e discuto por que estamos vendo, nas séries, um retorno dos shows de tempo histórico e não mais de tempo cíclico.

Inscreva-se no canal para receber dicas e material exclusivo!

Clique em: https://escritacriativa.net.br/

E hoje quero fazer um convite: dia 6 de maio, às 19h, uma segunda-feira, vou coordenar uma formação online gratuita chamada Mínima Linha Infinita – O Caminho do Haikai para a Poesia, ministrada pelo aclamado poeta e editor Tarso de Melo.

Quer descobrir os mistérios da língua?

Então clique no link e garanta a sua vaga: https://bit.ly/poesia-prelo