
Wine Not?
Wine Not?
O Norte do Rhône
Bonjour bonjour! Comment allez vous mes amis?
No episódio de hoje falaremos do norte do Rhône! Região de volume modesto para os padrões franceses, mas com qualidade estelar. A terra natal da amada varietal Syrah. A região onde fica Lyon, a capital francesa da gastronomia, e o ponto de encontro do rio Rhône e do Saône (rio que irriga a Borgonha).
No episódio de hoje mencionamos quatro cidades importantes:
- Lyon – onde a maioria dos vôos chegam, uma das maiores cidades da França
- Ampuis – o coração do norte do Rhône. A pequena cidade serve como base para explorar o lugar e os produtores locais.
- Vienne e Valence – as cidades que demarcam o começo e fim da região
Cobrimos também as apelações do norte do Rhône:
- Côte Rôtie e Hermitage são as apelações mais nobres, produzindo tintos emblemáticos baseados em Syrah, vinhos refinados e com imenso potencial de guarda.
- Condrieu – a casa da varietal Viogner, que produz brancos encorpados e perfeitos para quem é fã dos Chardonnay mais robustos. Pode também ser usada (até 20%) em blends com Syrah na produção de tintos nas demais apelações do norte do Rhône.
- Cornas – tintos de perfil mais rústico, mas ainda assim complexos e apaixonantes. O melhor custo x benefício da região.
- Saint-Joseph – Região que cresceu muito em popularidade nos últimos anos, porém requer bastante pesquisa para compra dos vinhos “quentes”, sobretudo depois da expansão territorial que diluiu a qualidade média dos vinhos que saem dali.
- Crozes-Hermitage – apelação que fica ao redor da colina de Hermitage. Produz vinhos de mesa que em um bom ano e na mão de um bom produtor podem gerar um custo x benefício interessante.
O norte do Rhône tem tido muito sorte com as últimas safras. Recomendamos entre as safras recentes: 2009, 2010 (*), 2012, 2013, 2015 (*), e 2016. Os anos de 2017 e 2018 também são promissores.
Produtores mencionados (e são muitos!)
Hermitage
- JL Chave
- Delas Frères
- Marc Sorrel
- Bernard Faurie
Côte Rôtie
- Gangloff
- Jean Michel Stephan
- Jean Baptiste Souillard
- Stephane Ogier
St. Joseph
- JL Chave
- Jean et Pierre Gonon
- Hervé Souhaut
Cornas
- Domaine Courbis
- Auguste Clape
- Alain Voge
- Thierry Allemand
- Vincent Paris
E os gigantes da região são: Guigal, Chapoutier, e Jaboulet.
Uma grande fonte de informação sobre a região é o site http://drinkrhone.com/ de John Livingstone, um dos maiores especialistas quando o assunto é Rhône.
Um loja especializada onde vocês podem encontrar excelentes opções da região no brasil: https://www.delacroixvinhos.com.br. Também encontramos rótulos de alguns destes produtores no site da Mistral.
Um forte abraço a todos e como sempre mandem suas perguntas para podcastwinenot@gmail.com ou pelo Instagram @podcastwinenot_oficial.
Au revoir!